Morar na Alemanha – República, vulgo WG

30 jul

Comédia sobre o dia a dia dos alemães que dividem o apartamento.

Morar na Alemanha pode até soar como algo chique, cult, legal, mas as aparências podem enganar. Se você é estudante e não conseguiu um quarto na moradia estudantil da universidade, então pode deparar-se com preços nada muito agradáveis. Uma opção é a WG (lê-se vê guê)

WG, ou Wohngemeinschaft, em português república, é algo tão comum na Alemanha que muitas pessoas mesmo depois de formadas, fora universidade e ja trabalhando, continuam dividindo apartamento, afinal morar sozinho pode custar e muito! E não é necessariamente apenas com amigos que se mora. Procura-se pessoas para dividir apartamento em sites de internet, como o wg-gesucht.de, nos quadros de avisos da universidades, até em supermercado e pregado no post de frente para a biblioteca eu já vi. Ah é, também no banheiro da universidade sempre tem pelo menos um aviso pregado na porta. O pessoal manja de marketing né?

Exemplo de anúncio de quartos livres em repúblicas

Mesmo morando em república na Alemanha, você não vai ser necessariamente amigo das pessoas com quem divide o apartamento. Muita gente mora há anos juntos e nao trocam mais do que um “Hallo”. A situação é tão crítica, que quem tem a sorte de montar uma WG legal, participativa, na hora que alguém da WG muda, eles deixam bem claro no aviso: Keine zwecke WG. Ou seja, essa não é uma WG individualista. Muitos exageram tanto no medo de entrar alguém individualista que já no anúncio escrevem que querem cozinhar com você, sair, fazer churrasco no verão, jogar joguinho de tabuleiro a noite etc. Aí a gente também assusta né? Forçar amizade é um pouquinho demais, não?!

A questão das WGs já está tçao presente no inconsciente coletivo, é tão parte da cultura alemã e das conversas em cafés, bares, restaurantes, boates, parques e todo outro lugar que os alemães se encontram para conversar, que até livro ja rendeu! O autor Markus Heinrick escreveu o Das WG-Lexikon: Partys, protest, Prokrastinieren. O autor se oferece aqui a fazer um dicionário de repúblicas, que fez tanto sucesso que ja rendeu a uma série de curtas exibidos no Spiegel.

Ficou curioso? Clique aqui para ver o video no Spiegel, e descubra que alemães também tem senso de humor😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: