Doodle homenageia Goethe

28 ago

Google homenageia Johann Wolfgang von Goethe - o grande nome da literatura alemã.

Ao digitar Google.de ou Google.com hoje você pode conferir o Doodle especial que o Google produziu para o Johann Wolfgang von Goethe, o poeta e escritor alemão que até hoje juntamente com o poeta e escritor Friedrich Schiller formam os grandes nomes da literatura da Alemanha, mas Goethe se destacou não apenas no país como no mundo inteiro. Você não precisa ser um conhecedor a fundo de literatura ou de cultura alemã para ja ter ouvido falar da obra “A Tragédia de Fausto” ou “Os Sofrimentos do jovem Werther” obra essa que marca o início do romantismo.

Mas Goethe não é o tipo de autor limitado a uma ou duas grandes obras. Foi também um grande poeta, um cientista, um teórico da literatura e estética, além de ter ocupado vários cargos políticos em Weimar e juntamente com Schiller iniciou o romantismo alemão e Europeu através do movimento literário Sturm und Drang (tempestade e ímpeto).

Goethe ficou encantado com Weimar, ou será que com Charlotte von Stein?

Sua obra literária é marcada pela tragédia. Em “O Sofrimento do jovem Werther” ele conta a história de um jovem estudante de direito que se apaixona perdidamente por uma moça que está noiva. Desesperado por não poder ter sua amada, Werther comete suicídio. O caso gera interesse da psicologia até hoje. Muitos jovens na época cometeram suicídio e junto às suas coisas foi encontrado o livro do Goethe. Será mesmo que uma obra pode influenciar tanto seus leitores? Fica a dúvida.

Certo é que Goethe nasceu em Framkfurt am Main em 28 de agosto de 1749.  Após receber um convite do duque da região de Weimar-Saxônia-Eisenach ele foi passar uma temporada em Weimar e ficou tão encantado pela cidade que resolveu se instalar ali. Não é a toa que isso aconteceu. Na época, a mãe do duque  se destacou por fomentar a arte e a cultura, ela tanto se empenhou que conseguiu transformar Weimar em um centro cultural, não só na época, mas até hoje. A cidade que tem hoje pouco mais de 60 mil habitantes foi considerada em 1999 como a capital européia da cultura. Weimar recebeu da UNESCO o título de Weimar Clássica e foi tombada (pasme! A cidade toda) como patrimônio da humanidade pela sua importância cultural e histórica, pois não apenas Goethe e Schiller viveram e criaram suas obras ali, como Bach, Nietzsche entre tantos outros grandes nomes.

Realmente a cidade vale uma visita, aliás, uma série de posts aqui no blog que eu estou já programando. Eu mesma, que

Charlotte von Stein era dama de companhia da duquesa.

moro há 20 minutos de Weimar, fiz um tour pelos museus e visitei a casa onde Goethe conheceu a sua mais famosa amante. O quarto, que é uma espécie de jardim de inverno e fica na casa da Anna Amália, ficou intocável mas é perceptível a ação do tempo nos móveis, no estofado que se rasga e deixa a espuma àvista. Esses müoveis näao restaurados passam uma sensação real de que um dia alí, quando aquela poltrona estava novinha em folha, se sentou Goethe e a Charlotte von Stein, tomando chá em porcelana e flertando na presença da duquesa.

Hoje completa 262 anos do nascimento de Goethe. Ele é um grande nome da literatura alemã, mas apenas um capítulo na rica história de Weimar. Se você vier a Alemanha, não deixe de visitar a parte oriental, como Weimar, Erfurt, até Jena, Dresden, Chemnitz, Leipzig, Eisenach. Muita coisa da história alemã e européia ficou escondida por trás do muro e agora está a espera de visitas. É muito bom ter uma visão desse outro lado da Alemanha, que, acreditem, até hoje se diferencia daquela a quem foi unificada. Enquanto do lado de lá ficou o desenvolvimento econômico e um maior processo migratório, do lado de cá ficaram pérolas guardadas, como Goethe, Schiller, Bauhaus, Bach, mas também lembrança de um passado não muito feliz:  O campo de concentração de Buchenwald… Do lado de cá do muro ficou guardada a poesia, música, filosofia e história, um romantismo que está a esperam de sua visita…

O empenho e Anna Amália em transformar Weimar em um centro cultural valeu a pena. A cidade foi tombada como patrim'onio históriico pela Unesco.

PS: Nesse site o autor reclama da maneira como o Google representou Goethe. Ele critica a caricatura dizendo que ele parece estar velho e doente. O título do Post é “Doodle vampiro para Johann Wolfgang von Goethe”. O autor do post exalta ainda a importância de Goethe não apenas como esritor, poeta, cientista e também político como também um estudador da estética e das cores, além da sua importância para aquilo que ele chama de uma “identidade alemã”.

” Es ist wohl auch und vor allem diesen beiden Lichtgestalten zu verdanken, dass Deutschland als Land der Dichter und Denker bezeichnet wird. Kurzum: Goethe hat unsere deutsche kulturelle Identität entscheidend beeinflusst.” – “É graças a esses dois seres iluminados (Goehthe e Schiller) que a Alemanha é hoje conhecida como o país de poetas e pensadores. Em resumo, Goethe influenciou de maneira contudente a identidade cultural alemã.” Ele continua a criticar o que ele chama de pesadelo: fundo em cinya escuro, com as bordas em vermelhos, o G em alemão antigo e o quase irreconhecível Goethe substituindo o segundo G.

E aí, acharam o logo do Doodle tão ruim assim?

4 Respostas to “Doodle homenageia Goethe”

  1. vera 28/08/2011 às 11:05 am #

    Seu post ficou muito bom, bem claro, sem rodeios e palavras difícies, gosto disso de simplicidade sem perder a qualidade🙂

    • Camilla Saloto 28/08/2011 às 11:33 am #

      Obrigada Vera! Você sempre tão amavel nas palavras… escrevi o post de coração pois eu amo a regiao da Turíngia, e fica o convite pra você vir me visitar🙂

  2. udonaalemanha 28/08/2011 às 3:48 pm #

    Goethe é um tema extenso e o interesse por ele leva a uma série de coisas. Por exemplo, ele era interessado no Brasil, principalmente na botânica brasileira. Existe uma planta do Brasil que levou o seu nome por causa do seu interesse pelas plantas nativas do Brasil…
    Abraços
    udo

    • Camilla Saloto 28/08/2011 às 5:43 pm #

      É sim Udo, antigamente uma única pessoa era artista, cientista, filósofo etc etc… Havia uma gama de conhecimento muito mais abrangente, as pessoas nao eram obrigadas a se especializar em um assunto limitado né… Aí a gente se depara com um Goethe da vida😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: