O renascimento da arte e o nascimento do Photoshop

25 ago
Essa é uma das pinturas de leonardo da Vinci mais famosas, ficando atrás de "A Mona Lisa"

Essa é uma das pinturas de Leonardo da Vinci mais famosas, ficando atrás de "A Mona Lisa"

Durante meu estagio na DW eu me deparei com a noticia que o Bode (lê-se bôde, nao bóde) preparou uma exposição com as faces do renascimento. Apesar de meus conhecimentos limitados sobre arte, eu me considero uma amante da mesma, principalmente da arte renascentista, por um lado por causa da história: o movimento começa na itália, na dinastia Médici por outro por ter feitos muitos cursos dentro de midia e história da arte sobre a importãncia da época para a arte e a mídia, como a questão da perspectiva central que até hoje povoa a fotografia, o cinema e a televisão.

Então eu peguei o texto para fazer a adaptação para o português, por ter um pouco mais de noção do assunto e ter menos dificuldade na hora de adapta (ledo engano).

E você achou realmente que o Louvre ia liberar a "Mona Lisa?" Bien sûr que non!
Louvre liberando “Mona Lisa?” Bien sûr que non!

A exposição no museu Bode vai até dia 20 de novembro, se você tiver for visitar  Berlim não pode perdê-la por nada, ja que visitar a ilha de museus é um “soll gemacht werden” (tem que ser feito)! Afinal Berlim é a cidade dos museus!

Voltando a falar do renascimento, a estética e a beleza eram determinantes para a pintura da época. Uma nova forma de pensar estavasendo remodelada através dos pincéis daqueles pintores e na mudança de comportamento de toda uma sociedade, até então marcada pelo pensamento medieval. Aliás, apesar de estarmos nos referindo à Baixa Idade Media, a Itália, como a Espanha e também Portugal tiveram experiências muito peculiares nesse período  se compararmos com a Alemanha, Suíça, Áustria, Franca, etc. Os três países estavam em contato direto com o Orinte, Portugal e Espanha devido a invasão árabe que durou cerca de sete séculos,a Itália estava em contato direto com o Oriente devido a proximidade geográfica. Intercâmbio comercial, cultural e técnico era uma relidade para os moradores de Florenca, de Veneza e de quase toda a Itália. O país era dividido em cidades-Estados e principados independentes. Os Médici eram uma família de médicos a princípio, que passarama investir no comérico, fazendo empréstimos de dinheiro e se tornaram extramente importantes e influentes em Florença. Para deixar bem claro no além fronteira de quem mandava na região, eles passaram a investir na arte, tornando-se os primeiros grandes mecenas da história.

Seus retratos siginificavam o poder que eles tinham sobre Florenca e logo todos aqueles que queriam ter seu rostinho eternizado, pagavam e muito por isso. Como no Renascimento havia um ideal de beleza a ser seguido, os pintores escondiam imperfeições dos retratados. Clareavam a pele e o cabelo em sinal de virtude e honra, afinavam o nariz, queixo, ou seja, o mundo estava diante do(talvez mais relevante) início  do conceito do Photoshop na história (essa tese eu tirei da caxola mesmo).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hoje isso é feito via computador, nao deixa de ser uma arte, mas talvez devido a propagação que a mídia tem hoje em comparação com o passado, esses efeitos do padrão de beleza estao se mostrando devastadores para essa nova geracao. Modelos sem celulites, estrias, espinhas, cravos, rugas ( não importa a idade), estao alí, perfeitas no retrato. Mas como tudo nao passa de ideal, e os ideiais geralmente nao saem do campo das idéias, da utopia, na realidade essas mesmas moças e mulheres retratadas nessas revistas tem tudo aquilo que todas as outras tem, salvo rarissimas excessões. Sendo assim, tudo que vemos nas revistas são verdadeiras obras de arte que no futuro estaram expostas em museus para que nossos tatatatatatatataranetos vejam e falem: nossa, era isso que eles chamavam de beleza? Isso é, se o mundo nao acabar em 2012. Mas mesmo que ele acabe você tem tempo de visitar a exposição dos rostos até novembro!

No site da Deutsche Welle vocês podem ler mais sobre a exposição em português. E não esqueça!!!! Você deve visitar a ilhas de museu de Berlim caso esteja pela cidade!!! #fikadika

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: