Econtrado submarino nazista afundado na costa brasileira

4 ago

Na costa brasileira foi encontrado os restos de um submarino alemão da época da Segunda Guerra Mundial. O submarino do modelo U-513 foi atacado por aviões americanos enquanto navegava por mares do sul do Brasil.  De uma tripucalação de mais de 50 pessoas, apenas sete sobreviveram, inclusive o comandante Friedrich Guggenberger. O submarino foi encontrado a 120 km da costa de Santa Catarina. Não se foi informado ainda sobre o seu estado de conservação, mas de qualquer forma, segundo opesquisador rafael Medeiros, esse achado é de grande importância histórica.

Para quem pensa que os conflitos durante a Segunda Guerra se restringiam apenas a Europa, está muito enganado. O Atlântico, tanto sul como norte era campo de batalhas violentas também, principalmente no atlântico norte, onde os submarinos alemães durante a guerra afundaram centenas de navios americanos.

Para quem não está com a memória histórica muito refrescada, aí vai uma ajuda. Durante a Segunda Guerra, o Brasil vivia a ditadura de Getúlio Vargas Os movimentos facistas, nacionalistas e anarquistas e comunistas que esquentavam a Europa nessa estenderam seus tentáculos também no Brasil, graças além de outros fatores da intensa migração européia para o Brasil. Principalmente na época da Guerra muitos europeus fugiam para o Brasil e traziam consigo seus ideiais políticos. Então enquanto tínahamos no governo um ditador simpatizante do nacional socialismo e facismo, havia também àqueles que se inspiravam nas outras correntes ideológicas. Obviamente numa ditadura não cabe oficialmente nenhuma outra opinião ou ideologia que não seja compatível com a do ditador. Sendo contra o comunismo, assim como Hitler também era

Apesar de considerado por muitos historiadores como até “amigo” de Hitler, Getúlio Vargas se viu obrigado a entrar na guerra contra a Alemanha em 1943 por pressão norte americana.

 

Fonte: Spiegel

2 Respostas to “Econtrado submarino nazista afundado na costa brasileira”

  1. vera 05/08/2011 às 2:54 pm #

    eu vi essa reportagem tb, um grande achado p História🙂

  2. Hercolubus 09/09/2011 às 11:19 pm #

    Nunca existiram submarinos nazistas, assim como nunca existiram submarinos comunistas, capitalistas ou fundamentalistas islâmicos.

    O normal seria falarmos em submarinos alemães, russos, americanos, chineses…..

    O que seria um submarino nazista? Pessoas é que costumam ter ideologias, não os submarinos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: