Trennbare Verben [Verbos separáveis]

18 jul

Hallo alles zusammen!!!!

fragezeichen

Já ouviram falar de verbos no qual os prefixos se separam em alguma língua? pois é, eu não.. No alemão temos a possibilidade de experimentar isso de uma maneira não muito complicada, depois que se pega o jeito da coisa. No Post de hoje tentarei passar pra vocês sobre verbos separáveis de uma forma rápida e objetiva. Also dann…

I – Primeiro temos que saber quais são os verbos que não se separam. Eles são:

  • Verbos com começo: be- ; emp- ; ent- ; er- ; ge- ; ver- ; voll- ; zer- ;

Nenhum com esses prefixos são separáveis.

II – Depois temos que saber quais são os prefixos que podem ser anexados a um verbo. Quando um prefixo é anexado a um verbo, por exemplo em ausmachen” [desligar] conjugamos o verbo, nesse caso o “machen” [fazer], e jogamos o prefixo pro final da frase. como nesse exemplo abaixo:

Ich mache den Fernsehen aus.

[Eu desligo a televisão]

Darei um exemplo de frase com cada prefixo:

  • ab – abfahren [partir]. Ich fahre jetzt ab [Eu estou partindo (no sentido de ir embora, de carro, trem etc..)]
  • an – anrufen [Telefonar, ligar]. Ich rufe dich morgen an. [amanhã eu te ligo]
  • auf – aufmachen [abrir]. Leo macht gerade sein Buch auf. [Leo está abrindo seu livro].
  • aus – aushalten [aguentar, suportar] Die hält es nicht mehr aus. [Ela não está mais aguentando isso.]
  • bei – beibringen [ensinar]. Du hast mir beigebracht, wie man das richtig macht. [você me ensinou a fazer isso certinho.]
  • dar – darstellen [representar]. Was stellt dieses Bild dar? [O que essa figura representa?]
  • ein – einpacken [fazer as malas]. Solange ich eingepackt habe, hat sie geweint. [ela chorava enquanto eu fazia as malas]
  • fort – fortgehen [ir embora] *Na Áustria é usado como sair, ir pra balada, dar uma volta*. Ich gehe heute fort!! [Hoje eu vou embora!!]
  • her – herausfinden [descobrir]. Ich finde das noch heute heraus. [Ainda hoje eu descobro isso.]
  • hin – sich hinlegen [deitar-se]. Ich lege mich gerade hin [Vou me deitar!!]
  • los – loslassen [soltar, largar]. Lass das sofort los!!!! [Solte isso imedediatamente].
  • mit – mitkommen [ir junto]. darf ich mitkommen?? [posso ir junto??]
  • nach – nachmachen [imitar]. Er kann seinen Brüder seuhr gut nachmachen [Ele consegue imitar o irmão dele muito bem.]
  • vor – vorhaben [ter em vista, pretender]. Hast du heute etwas vor? [o que você vai fazer hoje a noite?]
  • weg – wegwerfen [jogarfora]. Das ist alt. Wir müssen es wegwerfen. [Isso tá velho. Temos que jogar isso fora.]
  • wieder – wiederkommen [voltar]. Ich komme gleich wieder. [eu já volto]
  • zu – zumachen [fechar]. Mach die Tür zu. Es ist kalt! [Feche a porta. Tá frio]
  • zurück – zurückkehren. [retornar]. Der könig kehrt zurück.
  • zusammen – zusammenpassen [combinar]. Was passt zusammen? [O que combina?] (essa última todo aluno de alemão ja deve ter visto em um livro didático por ae. . . . rsrsrs)

WICHTIG [IMPORTANTE]: Em frases subrodinadas o prefixo é inseparável. ex:

ich weiß nicht, ob er weggeht oder nicht. [Eu não sei se ele vai embora ou não.]

III – Existem algum prefixos que podem ser separáveis ou não. São eles:

  • durch- ; hinter- ; miß- ; über- ; um- ; unter- ; wieder- .

O que implicará se é ou não separável é a entonação. Se o prefixo for a tônica, é separável, caso contrário, não. Ex:

übersetzen [atravessar].  Ich setze mit der Fähre über. [Eu vou para o outro lado de balsa]

übersetzen [traduzir]. Ich übersetze aus Dem Deutsch ins Portugiesich. [Eu traduzo do português para o alemão]

Bom, fico por aqui, espero ter ajudado. Minha dica é: pegue todos os verbos que conheça ou até mesmo os que não conhece,  coloque prefixos na frente, procure no dicionário pra ver se existe, veja o que o quer dizer e forme frases.

Já sabem né, dicas, macetes, elogios, críticas, convites, correções e tudo mais.. bitte, ein Kommentar hinterlassen!! (esse último por acaso não é separável. ;))

Deixe uma resposta

