Por que a Páscoa se chama “Ostern”?

18 abr

Hallo Leute!

Uma coisa bem legal que acontece na páscoa da alemanha, é o fato de eles pintarem ovos de galinha, Eu realmente acho o máximo essa tradição. Como fui Au-pair na Alemanha, tive que pintar ovos com as crianças. Foi uma experiência bem legal.Outra coisa que minha família fez (não sei se foi algo regional ou só da familia mesmo) foi bater um ovo no outro (cozido, lógico) até sobrar só um que não se quebrou. Não me lembro qual foi a finalidade daquilo, mas fizemos isso algumas vezes. Alguns dias antes da páscoa, eles também fazem uma árvore de ovos (esses são de plásticos) de páscoa. São ovos pendurados em galhos secos.


Estou sendo diretamente perguntado por que a páscoa se chama “Ostern”. Sobrou um tempinho e pesquisei na internet o porque dela se chamar assim. E depois de algumas horas, conheci mais de 10 teorias do porque ela se chamar assim. Algumas até fazem muito sentido. São elas que postarei aqui agora:

1. Explicação

A palavra “Ostern” vem do nome “Ostara” (Osten), assim se chamava a Deusa germânica da primavera, da fertilidade e da aurora. Para homenagear essa Deusa os germânicos realizavam uma grande festa na primavera, por isso se chama a primeira grande festa da primavera “Ostern”.

2. Explicação

A palavra “Ostern” vem das teorias cristãs da palavra “Osten” ´[Leste]. A visão das mulheres que acharam a caverna de Jesus vazia, olhavam para o leste para ver o sol nascer, porque elas acreditavam que Jesus viria por lá de volta para a terra. Por isso as igrejas são construídas viradas para o leste. Em algumas até entra uma luz do sol nascente da primavera no altar através de uma janela própria pra isso. O nome “Osterfestes” significa  “östliche, morgendliche Fest” [festa matinal do leste… ?????]

3. Explicação

Um teólogo muito popular do século 12, Honorius Autum, deduziu que “Ostern” [páscoa] vinha de “Osten” [leste] ponto cardeal por onde o sol nasce. Muitos critãos se deixaram batizar ao nascer do sol na manha de páscoa.

4. Explicação

A mais nova explicação para a palavra “Ostern” foi feita por Jürgen Udolph. Professor de etimologia, que lecionou até 2008 na Universität de Leipzig. Na opinião dele a palavra “Ostern” vem da família de palavras  nórdica-germânica ausa (gießen) [regar] e austr (begießen) [infundir]. Assim foi chamado um ritual com água (Taufe) [batismo] de antes de Cristo de vatni ausa (regado com água).  O batismo pascal teria ocasionado a formação da palavra.

Bom é isso galera, espero que tenham gostado do post. Já sabem, crítica, elogios, questões etc, so deixar um Kommentar. =D

Mach´s gut!

Uma resposta to “Por que a Páscoa se chama “Ostern”?”

  1. Andrea Pires 18/04/2011 às 6:46 am #

    Que tal uma explicação do porque existe a “segunda de páscoa” na Alemanha e o porque dela ser feriado😛

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: