Era uma casa muito engracada… Casa de papel!

15 abr

Quando você pensa que já viu de tudo nesse mundo, aparece mais coisa! Eu me pergunto, você moraria numa casa de papel?

Eu não me refiro a a casas de papel que estamos acostumados a ver por exemplo em favelas do Brasil e sim essa casinha bonitinha do slideshow abaixo.  Mas foram as favelas africanas que inspiraram essa criação do engenheiro alemão Gerd Niemöller

Este slideshow necessita de JavaScript.

A estrutura da casa é formada por alvéolos, como de casas de abelhas. O engenheiro alemão afirma que a casa é estável e que suporta um impacto de até 200 toneladas por metro quadrado. Ele ainda diz que o mais correto é dizer que essa é uma casa de ar e não de papel, já que a forma de casa de abelhas permite que 90% da estrutura do imóvel seja de ar.

A Inspiração de Gerd veio ao visitar a África. Ao ver a maneiras que as pessoas viviam nas favelas, com casas de papel,sem segurança, ele passou a pensar num modelo de imóvel econômico o suficiente para apresentar aos governos de países em desenvolvmento e ao mesmo tempo que fosse segura, e claro bonita.

Foi dessa forma que ele chegou a idéia de montar a celulose em forma de alvéolos. Aí as pessoas se perguntam, e em caso de chuva? Pois é, a casa de papel não é só de papel. Ela tem revestimento em alumínio e ainda recebe uma camada de um produto que não permite que a água seja absorvida de alguma forma pelo papel (eu realmente esqueci uma palavra que queria usar nessa parte!)

E o fogo? O arquiteto também pensou nisso e sabe-se e jura que a casa também é resistente ao fogo. Como a casa de papel é do estilo pré moldade, ela fica pronta bem rápido! Mas eu me pergunto se as pessoas realmente vão confiar em todos os argumentos dados pelo engenheiro.

Ano passado a equipe da empresa que produz as casas entrou em contato comigo. Queriam que eu escrevsse sobre eles.  Eu acabei enrolando e só estou escrevendo agora, não por eles terem pedido, afinal ja sabia da história da casinha de papel muito antes, mas por achar curioso. Resolvi olhar o site deles ( fortecs.de) e o dominio está a venda. Ou seja, será que não deu certo? Ao procurar notícias sobre a casa de papel, li que agora a empresa trabalha em parceria com a Igreja Católica e a Pastoral para ajudar as pessoas mais probres na Áfriaca a comprar a casa de papel com financiamentos, créditos sociais de baixíssimos juros. Detalhe, o valor do imóvel de 30 m² gira em torno de 4.000 Euros!

Mas se você se pergunta “o que os alemães sabem de casas nos países em desenvolvimento?”, saiba que também foi pensado sobre isso e o projeto foi desenvolvido com especialistas em arquitetura de países em desenvolvimento.

De  qualquer forma a casa é “Umwelt freundlich”, é ambiental. Segundo reportagens é necessário apenas uma árvores para se produzir uma casa de 30m² (me pergunto o tamanho da árvores) já que junto com o projeto desenvolveu-se uma tecnologia de maior aproveitamento da celulose.

De qualquer forma eu ainda duvido que as pessoas de favelas mesmo vão ter condições, vontade ou coragem de comprar essas casinhas…

Abaixo alguns vídeos da casa de papel.

O Video abaixo mostra a resistência da lateral da casa ao fogo!


Uma resposta to “Era uma casa muito engracada… Casa de papel!”

  1. Elias Alves 15/04/2011 às 4:55 pm #

    Muitos avanços da nossa era têm muito a ver com o que poderíamos chamar de lembranças ou resgates de fatos que já ocorriam em tempos remotos. Em décadas recentes, a medicina do mundo ocidental redescobriu os benefícios da acupuntura,uma prática milenar da China e também muito conhecida há centenas de anos pelos índios da Amazônia. Casas com paredes de papel de arroz também eram construídas há milênios nas zonas rurais do Japão, e a tradição ainda é mantida por muitas famílias de camponeses japoneses.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: