Weil und Obwohl. Gesprochene Sprache

10 abr

Guten Tag ihr lieben!!!
No outro Post “sich lassen” teve uma parte em que escrevi a seguinte frase:  “weil sie macht eigentlich kein Tatoo, sie lässt es sich machen”. Notem que o “weil” está sendo usado e com isso o verbo deveria ir pro final, mas não foi. É sobre isso que falaremos hoje.Na linguagem escrita devemos seguir a risca as regras do alemão, por ex quando usamos  o “weil” ou “obwohl” o verbo deve ir para o final da frase por ser uma oração subordinada, que em alemão as chamamos de “Nebensätze”.

 

Ex com Weil: Ich kann Maria nicht mehr leiden, weil sie mich die ganze Zeit stört.

Eu não aguento mais a maria, porque ela me irrita o tempo todo.

Ex com obwohl: Ich musste gehen, obwohl ich gern noch geblieben wäre.

Eu tive que ir, embora eu quisesse muito ficar.

 


Mas ao contrário da linguagem escrita,a falada ja não segue muitas regras com “weil” e “obwohl”. Isso serve também para quando se está escrevendo uma linguagem falada, que foi o caso citado no polst anterior. Lembrando que para se falar assim o “weil” e o “obwohl” devem receber uma pausa logo após serem pronunciados.

Ex: Ich kann Maria nicht mehr leiden, weil [pausa] sie stört mich die ganze Zeit.

Eu não aguento mais a maria, porque ela me irrita o tempo todo.

Ex: Ich musste gehen, obwohl [pausa] ich wäre gernnoch geblieben.

Eu tive que ir, embora eu quisesse muito ficar.

Na linguagem falada não se segue todas as regras a risca, mas como eu deixo bem claro para todos os meus alunos, se for falar alemão, fale um alemão mais polido, mais bonito, obedecendo as regras do genitivo não o confundindo com o dativo como acontece muito.

Bom é isso pessoas. Já sabem né qualquer duvida, crítica e sugestão e só comentar abaixo.

Bis zum nächsten Beitrag!

2 Respostas to “Weil und Obwohl. Gesprochene Sprache”

  1. Julia Santos 13/04/2011 às 5:19 am #

    Muito bom o texto! Comecei a aprender alemao agora, mas assim ja posso ter uma nocao do que me espera!

    Continue com as dicas.
    Abs, Julia

  2. Camilla Saloto 13/04/2011 às 6:59 am #

    Ó, nao sabia da pausa… ahá, agora vou colocá-la em prática😀

Deixe uma resposta

