Como ligar para o Brasil com Tarifas Justas?

25 mar

Bem, como uma coluna de uma Brasileira que mora na Alemanha, em um blog de outra Brasileira que também mora na Alemanha, é um assunto extremamente pertinente.  Por mais que nós “deixemos” a nossa vida antiga pra trás, sempre ficam os amigos e a família no Brasil. Mas então, como não morrer pagando a conta telefônica e poder conversar com todo mundo?  Meu objetivo nesse post não é falar sobre os cartões pré-pagos que você compra e liga de orelhões ou de onde quer que seja. O post é para as pessoas que tem telefone em casa, ou internet e quer ligar do seu próprio telefone, no máximo, computador.

Primeiro critério a ser analisado: Qual é a minha companhia telefônica?

Se você é assinante da T-Com, você provavelmente sabe que pode fazer ligações para o Brasil usando números 010xxx. Mas o que são esses números? São provedores de voip (traduzindo vulgarmente, voz através da internet) que fazem uma “ligação direta” com o Brasil. As tarifas variam de provedor para provedor e obviamente, de cidade pra cidade (no Brasil). Existem links na internet que você pode verificar qual provedor está com a melhor tarifa na hora. Os mais famosos são:

Algo importante a ser observado é na hora de você fazer a pesquisa, marcar para mostrar os resultados APENAS com o tarif ansage. Porque? Assim, na hora que você ligar, ANTES da ligação completar, a tiazinha do telefone vai te dizer QUANTO custa a tarifa. Já cai na asneira de confiar 100% que a tarifa era mais barata no site, não tinha tarif ansage e na hora eu chegou a dolorosa, eu percebi que não foi o mesmo valor dito no site. Então, sem tarif ansage, sem ligação.

Agora, e quem NÃO tem T-Com? Como faz?

Bem, para os usuários da Alice, 1&1, Base, Kabel Deutschland e qualquer outra empresa, existem empresas de voip pela internet, que você compra créditos online e usa com um programinha no micro. Muitas delas custam de 1 a 3 centavos por muito para o Brasil e fazem pacotes de minutos free. Como assim? Simples. Você compra 10 euros de crédito e ganha x dias com minutos free. Normalmente são entre 90 e 120 dias com ligações para telefones FIXOS em DETERMINADOS países free. Esses minutos free normalmente são limitados a 200 ou 300 minutos por semana. Os minutos não utilizados NÃO ficam pra próxima semana. Mas, e se você passar disso? Bem, a sua ligação vai cair (uma inconveniência) e você ligará pagando o preço normal, usando aqueles 10 euros de crédito que colocou. Lembrando também que os 10 euros em créditos são SEM os impostos, ou seja, você vai acabar pagando uns 13 euros no final das contas pra ter os 10 de crédito. Então, quais os programas que já usei e são assim?

Mas existem diversos outros. Um muito interessante que me foi indicado esses dias foi o Telbo, que tem um plano ilimitado (que não deve ser tão ilimitado assim, explico abaixo) por 6 dólares por mês. Agora, porque não tão limitado assim? Todos esses voips tem o que eles chamam de FUP, ou Fair Usage Policy. Vulgarmente falando, uma política de “uso justo”. Mas como assim, já que é ilimitado? Não existe almoço grátis. Simples assim. A maioria dos “ilimitados” são ilimitados apenas no nome, porque eles te dão x minutos por mês para uso. Então, como saber? Entrando nas páginas, vá direto nos termos de uso e procure por Fair Use Policy ou Fair Usage Policy. Normalmente ele fica no FINAL do documento e onde fala quantos minutos você REALMENTE pode usar, não está na mesma sessão e sim numa sessão abaixo. Bem no final do documento mesmo. Sim, a malandragem das letras pequenas NÃO nasceu no Brasil e nem é usado apenas com ele. Lembro ainda que nenhum desses voips da internet têm a necessidade de se assinar um contrato. Você pode comprar créditos conforme usa, ou os que tem “flatrate” podem ser pagos todo mês, sem compromisso com contratos. Os programas utilizados são bem simples e intuitivos, a maioria das interfaces são como o do programa abaixo, que obviamente, eu tirei o nome para que não fossem “reconhecido” ou para que vocês não achassem que eu prefiro ele aos demais.

Mas, então eu posso usar essas coisas apenas no computador? Não. Existem aparelhos específicos para uso do voip como “telefone normal”. Mas como o post está grande demais, esse ficará para a próxima.

Uma resposta to “Como ligar para o Brasil com Tarifas Justas?”

  1. Camilla Saloto 25/03/2011 às 7:28 am #

    Ficou muitooo bom Andrea! pático pra todo brasileiros no exterior que quer ligar para o Brasil🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: