Entulho pelas ruas da Alemanha Oriental (Video!)

6 fev

>

Em algumas cidades da Alemanha Oriental ainda é possível ter aquele lixo, ou entulho que só serve pra bagunçar a casa, recolhido “de graça”. Na verdade sem ter que pagar extra por isso, como no resto da Alemanha.
Um lembrete é colocada na porta das casas, com a data de recolhimento e o que é permitido ou não jogar no lixo. Na verdade ninguém respeita os ítens da plaquinha e joga fora o que der na telha. Coisas como papelão, roupas etc não deveriam ser jogados, mas uma vez no lixo, quem vai falar alguma coisacontra, não é mesmo? Deixar lá é que não vão.
O lixo é super disputado. De alguma forma todo mundo fica curioso para saber o que o vizinho andou jogando fora, e se alguma coisa for interessante, por que não levar pra casa? Não são apenas os vizinhos de bairro que se interessam pelo entulho alemão como também os vizinhos da própria Alemanha.

O pessoal da Europa Oriental de alguma forma fica sabendo do bota fora, preparam os caminhõezinhos e vem pra cá catar o que está em bom estado no lixo e levar pra vender em seus países. Eles colocam uma cadeirinha la e ficam vigiando mesmo o entulho e ai de quem se atrever a chegar perto.
Nos lugares “normais” da Alemanha quando você tem algum armário velho, ou algum entulho em casa que não dá simplesmente para jogar no lixo comum, as pessoas ligam para um serviço e vem um caminhão na sua casa buscar, pago claro. Antigamente porém esse serviço semestral também era oferecido por lá. Não consegui entender exatamente porque isso mudou nas outras cidades, se foi por uma questão estética ou por questão financeira mesmo, mas de qualquer forma acho interessante que ainda sobrou um lugarzinho na Alemanha que manteve essa “tradição” porque eu nunca iria ter uma imaginação tão fértil a esse ponto.
Esses dias aconteceu o bota fora de novo. Meu marido viu que o lixo já estava sendo catado (não pelos  vizinhos, mas pelos lixeiros mesmo) e me chamou para ver. Na hora corri com câmera e tripé. Deu tempo de filmar boa parte da árdua tarefa deles. Abaixo vai o vídeo, ao som de “Wir sind Helden”. Viel Spaß beim sehen und hören!
Hochgeladen von misskess
Letras das músicas para quem quiser acompanhar:
Foto: Camilla Saloto

3 Respostas to “Entulho pelas ruas da Alemanha Oriental (Video!)”

  1. brunahagemann 09/02/2011 às 10:13 am #

    >Aaaah que tudo!! Já me vi ali estapeando os tiozinhos pra pegar o que me pertencerá!!!Pq não vejo isso aqui em Hamburg?😦

  2. Gab 12/02/2011 às 2:03 am #

    >Haha que estranho! Certeza que eu seria uma das pessoas que fica lá esperando pra catar alguma coisa.Genial. Podia ter no Brasil também, mas seria um desastre, claro. Anyway.Beijo!

  3. Anonymous 13/02/2011 às 4:34 pm #

    >Encontrei seu blog pesquisando sobre a alemanha na net, meu twitter.com/miertschink – meu email e msn é jrmiertschink@hotmail.com Eu estou querendo ir para alemanha daqui a uns 3 meses ficar 1 ano fazendo curso de alemao, para iniciantes mesmo pois nao sei nada, por isso quero ficar 1 ano pra ve o q consigo aprender.Pelo que vi vc esta em um intercambio, vc sabe me dizer algum curso bom e barato ai na Alemnha, e mais ou menos o preco? E como é a acomoação ai? Se alugam quartos, existe republica? e vc tem ideia de quanto é por mes?Obirgado,Jardell R. Miertschink.

Deixe uma resposta

