>Alemanha e o escândalo da Dioxina

28 jan

 

A Alemanha começou o ano de 2011 com um escândalo. Encontraram Dioxina nos ovos.
Nesse site existe uma explicação bem interessante sobre o que é a Dioxina. Resumindo, é uma substância tóxica, que segundo o site, é (em outros sites está escrito foi) considerada mais perigosa que o plutônio ou urânio. Encontra-se por exemplo em pesticidas. Causa vários tipos de câncer,  pode levar a má formação de fetos, além de outras doenças e implicações na saúde.

Vários estados na Alemanha apresentaram o problema, que foi primeiramente detectado no ovo e depois também em carnes, leites, queijos e outros derivados (os veganos ficaram livres dessa né?!). Apenas produtos Bio foram considerados fora de risco.
Eu sempre compro ovos Bio. Para se ter uma idéia, uma caixinha com seis ovos custa nos supermercados mais baratos de 1,50 pra cima. Por isso sempre tem ovos Bio de sobra nas prateleiras. Durante o auge da “crise” da Dioxina eu fui ao supermercado a noite e me deparo com uma situacao inusitada: Não havia mais ovo Bio!E os outros ovos todos dando sopa.
O tema foi discutido até mesmo durante a semana verde de Berlin, na feira da nutrição. Casou pânico na sociedade? Nem tanto. Na verdade acho que a sociedade gosta de ter um tema sobre o que falar, mas esse tema não significa que vai mudá-la ou algo do tipo. Houve talvez uma pequena mudança de reação por parte de algumas pessoas na espera que a mídia parasse de falar sobre o assunto a poeira abaixasse.
O bode expiatório da história foi mesmo o ovo, os outros produtos que também estavam contaminados foram claro noticiados, mas sem o mesmo excesso de alarde. As pessoas continuaram comprando Bratwurst, Currywurst, queijos e tudo mais. Porém, diante da queda da venda dos ovos, os Experts no assunto se apressaram em ir a TV e avisar que a dose de Dioxina foi sim elevada, mas ainda assim não o suficiente para causar algum dano à saúde! Ah tá! Então explicam a coisa direito desde o começo né?!
Agora eu posso ir ao supermercado feliz e contente a hora que for, pois lá estão meus seis ovos Bio a espera de serem comprados, pelo menos enquanto eu não me decido se viro vegana pra valer ou não!

PS: Os produtos Bio são de qualquer forma bastante consumidos na Alemanha, mas como eu moro numa cidade estudantil, às vezes o bolso fala mais alto que a qualidade.

Foto: Camilla Saloto (eu :D)

4 Respostas to “>Alemanha e o escândalo da Dioxina”

  1. Anonymous 28/01/2011 às 9:14 pm #

    >Camilla, eh a Christine do twitter, belo artigo! Obrigada pelo #ff, nao sou ninguem! Tolles Wochenende!

  2. Milla 28/01/2011 às 9:16 pm #

    >Imagina Christine! Obrigada por prestigiar o blog, amo ficar em contato com meus leitores😉

  3. Larysse Pacheco 02/02/2011 às 3:30 pm #

    >Oi Milla, gostei do artigo…eu já tinha visto na tv que eles tinham fechado milhares de fazendas…É uma lástima, mas com saúde não se brinca! Tó lhe enviando um link de uma matéria muito interessante que saiu no jornal Hj, sobre ovos, benefícios e o modo de conservação. Vale a pena dar uma olhadinha =)http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/08/conheca-os-beneficios-do-ovo.htmlküsse!

  4. Milla 03/02/2011 às 11:19 am #

    >Larysse! obrigada pelo link, vou olhar sim… Aqui eles morrem de medo da salmonela hahahahbeijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: