>Acidente em programa alemão e o sensacionalismo na televisão

7 dez

>

Eu particularmente assisto raramente televisão na Alemanha. O máximo que vejo é o Tagesschau (Jornal) ou às vezes o canal N-TV ou N24 que são cnais de notícias 24 horas. Fora isso os programas com estilo do que a gente conhece no Brasil, como Show do Milhão, programas como casos de família, ou aqueles programas que renovam casa e carro das pessoas conseguem ser mais chatos do que os do Brasil. E o Big Brother alemão, a baixaria consegue ser muito maior e o nível muito pior que o brasileiro. O Big Brohter Brasil é programa infantil perto do Big Brother alemão.
Na Alemanha há uma diferença entre canais chamados públicos (öffentlich) e canais privados. Geralmente os canais públicos se preocupam mais con a qualidade do que vai ser exibido, enquanto os canais privados o que conta é a audiência.
Quanto maior ela for , mais propagandas e anúncios o canal recebe, lógico. Mas amanhã eu vou postar aqui sobre essas diferenças entre canais públicos e privados.
Como eu já disse os canais públicos prezam ou pelo menos deveriam prezar por mais quaidade e conteúdo na sua programação. Mas nem sempre essa regra é válida.
O canal ZDF por exemplo tem tido uma queda de qualidade nas suas programções. Pesquisas na área da comunicação feita pelas univrsidades já apontam essa tendência do canal de se aproximar ao estilo dos canais privados há um bom tempo. Mas foi no último sábado que o debate sobre a qualidade, principalmente do ZDF, esquentou, após um acidente no programa “Wetten dass…?”, apresentado por Thomas Gottschalk.

O candidato Samuel Koch apostou que conseguiria pular com esse equipamento ao lado, cinco vezes sobre carros em movimento. (O equipamento se chama em alemão Sprungfeder, não achei uma tradução para o português, mas achei essa foto na internet, nesse link. ) No último carro, dirigido pelo próprio pai Samuel, o rapaz perdeu o controle e caiu no chão, ficando la sem se mover. As câmeras desviaram prontamente do candidato e o programa foi interrompido.
Logo depois Thomas Gottschalk fez um pronunciamento sobre a interrupção do programa e falou ao público que Samuel Koch estava consciente e havia sentido as pernas. Porém as notícias quew saíram na imprensa nos próximos dias não foram tão otimistas. Samuel ficou alguns dias em coma artificial. Ao fim se constatou que o estudante de dramaturgia da universidade de Hannover não poderá mais mover braços e pernas e as chances que ele recobre os movimentos são pequenas, apesar de Samuel acreditar que vai poder voltar a andar.
A pergunta que se fazem na Alemanha, é em torno da necessidade de trabalhar com esse tipo de entretenimento, que pode trazer danos à saúde e com risco de morte. O diretor do programa afirma que o risco não foi tão grande, mas em se tratando de um canal público, é realmente necessário transformar a programação num circo armado estilo Coliseu?
São esses jovens em busca de fama, mesmo que por 15 minutos, os gladiadores contemporâneos. E o público realmente quer ver isso? Na psicologia da comunicação identifica-se uma série de estilos de telespectadores. Desde o sensation- seeker, ou seja aqueles que estão em busca de sensação e cada vez querem mais, até aqueles que simplesmente querem informação o mais enxuta e “neutra” possível. Cada personalidade atua na hora de tomar a decisão sobre o que assistir, seja na televisão, no teatro ou cinema. Mas há de se constatar que se programas com esses fazem tanto sucesso, é porque existe um público para eles, não é mesmo?
Agora fica a dúvida: “Wetten dass… ?” continua ou não? Segundo Thomas Gottschalk, o programa continua, e ele ainda defende o formato do programa afirmando que o telespectador tem que ter uma oferta de programas para que ele então decida o que ver. Ou seja, melhoras Samuel Koch, mas desculpa, o show tem que continuar…

PS: Eu não coloquei o video aqui porque acho muito apelativo, mas se você quiser, ver digita no youtube “Wetten dass Unfall” que você encontra.
PS2: Informação importantíssima: Justin Bieber está orando por Samuel Koch…
Fotos:
Printscreen da página do programa.
http://www.andoo.de/bilder/45ec55e80a3d9.jpg

9 Respostas to “>Acidente em programa alemão e o sensacionalismo na televisão”

  1. @vania_schoen 07/12/2010 às 4:10 pm #

    >Olá, como estava asssistindo o programa no momento do acidente achei já a idéia da "aposta" uma brutalidade. Agora é tarde prá lamentar, mas se criadores desse formato de programa tivessem o mínimo de "bom senso" e se fosse um filho deles se expondo a esses sérios riscos, a história seria outra! Esse acidente nao foi uma fatalidade e sim uma falta de responsabilidade total de quem permite que tais "feitos" sejam transmitidos ao vivo em rede nacional, só para garantir audiência.

  2. Angela 07/12/2010 às 4:11 pm #

    >Olá Milla, bem que eu ouvi no rádio, nao sabia que foi tao grave!! Acho uma palhaçada!!!! O pior programa que já vi, e assistito uma vez e que nunca mais mesmo vou ver novamente, é dos alemaes, já cinquentoes, a procura de uma esposa em algum país exótico! Credo, que programa terrível!!! Pior que é a realidade!!!Tá cheio de alemao indo atrás de mulher por aí! Sera´que o resto da populaçao adora mesmo este tipo de programa? Neste caso, prefiro até aguentar o Domingao do Faustao (ui),rsrsrs!! beijos

  3. Milla 07/12/2010 às 4:27 pm #

    >Ei meninas.. eu sou totalmente por fora da programação alemã, uma vergonha para quem estuda comunicação, mas simplesmente os programas não prendem minha atenção… Aí eu fico nas notícias e nos documentários, filmes etc. Fui me informar sobre o "Wetten dass?" depois do acidente quando vi o pessoal comentando no Facebook e no Twitter… lamentável mesmooo!!! E o pior que eles colocam como se o rapaz se disse capaz de uma coisa e no final não era, não tiro a responsabilidade dele, mas acho que só de se ofertar esse tipo de desafios você já está brincando com a vida humana. Lamentável né…

  4. Francys Pinheiro 07/12/2010 às 9:19 pm #

    >Sehr tragisch, oder? Ich sprach mit einem Deutschen, und nach seiner Meinung diese Art von Programm sollte nicht zu Ende, weil es eine besondere wette war, es seit 25 jahren läuft, es sehr beliebt ist usw. Aber jetzt der Kerl – Samuel Koch – ist gelähmt, und das ist keine einfaches Ding. Ich denke, sie sollten mit weniger gefährlich Dinge spielen, denn es ist möglich, andere Formen von Unterhaltung durch weniger Gefahr zu gewinnen. Das Schlimmste ist, dass wen den Preis dafür zahlt sind die Menschen, die an diesen Sendungen vertrauen und teilnehmen, nicht die Machern und die Fernsehprogrammen, die sich nur für das Publikum um jeden Preis interessieren.

  5. Milla 07/12/2010 às 9:29 pm #

    >Außerdem sind das Volk, das sowas durch Steuer bezahlen, unabhängig davon, ob man einverstanden oder nicht ist. Und viele sind einfach nicht damit einverstanden, sollen trotzdem es weiter zahlen…

  6. Larysse Pacheco 08/12/2010 às 2:44 am #

    >Nossa!Acabei de ler o post Milla, fiquei Passada Oo". Aqui no Brasil também pouco vejo TV, fujo muito desses tipos de programas. Achei essa história um ABSURDO..as vezes pensamos que debates e mais debates vão acabar com esses programas e acaba que servindo para mais desses serem criados e exibidos.Por outro lado tentemos ser otimistas, quem sabe assim as pessoas não parem para refletir mais sobre seus atos. Programas assim sempre vão existir, cabe a nós como telespectadores dar a nossa resposta, MUDAR de canal ou ir se ocupar com outra coisa mais produtiva, nem que seja ir dormir.

  7. Milla 08/12/2010 às 10:14 am #

    >Também penso assim Laryssa, se tem o programa é porque tem o público… mas acho que nao precisariam arriscar a vida dos candidatos assim né….

  8. Anonymous 08/12/2010 às 11:16 am #

    >Estou pensando em ir para Alemanha, mas precisamente Colonia, para fazer 1 ano de alemao e caso eu me dapte ao pais mais 1 ano, no total 2 anos.Estou indo com a intencao apenas de estudar mesmo o alemao, aprender o maximo possivel em 2 anos, claro que se eu tiver a oportunidade de trabalhar para conseguir alguns trocados ate para da uma aliviada no orcamento eu vou fazer.Vc pode me da algumas informacoes sobre custo de vida, aluguel de um quarto, valor da mensalidade por mes em um curso de alemao, e afins?se possivel me responder por emailjrmiertschink@hotmail.comObrigado

  9. rafael 08/12/2010 às 1:03 pm #

    >não sabia que na alemanha eles têm esses programas que reformam as casas das pessoas, como o "programa do gugu" aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: