>Aprender Alemão Online. Links úteis para estudantes de alemão

30 nov

>

Você pensa em estudar alemão mas tem medo do idioma. Não quer se arriscar sem primeiro ter um primeiro contato com a língua?
Ou talvez você já estude alemão mas gostaria de fazer mais exercícios, praticar mais, melhorar a gramática e por aí vai?
Para isso eu fiz uma página aqui no blog: http://alemanhaeinfach.blogspot.com/p/se-voce-for-em-um-site-de-busca-e.html

Uma coletânea de links para vários tipos de pessoas que de alguma forma querem conhecer um pouquinho mais dieser deutschen Welt.

Aprender alemão não é nenhum bicho de sete cabeça. Mas também não é um idioma que se aprende sem um certo grau de dedicação. Qual grau? Aí depende da sua facilidade para aprender idiomas.
O alemão é uma língua com uma estrutura gramatical muito diferente da estrutura da língua portuguesa. Para se usar o passado por exemplo no alemão, usa-se o verbo ter ou estar com o verbo da ação no particípio.
Sendo assim, a frase “Eu cozinhei” é falada em alemão da seguine forma: “Ich habe gekocht”. Traduzindo ao pé da letra para o português a frase seria na verdade “Eu tenho cozinhado”. Muita gente fica com medo de usar o passado dessa forma, mas não se preocupem é assim mesmo. Apenas em narrativas literárias você encontra o passado do verbo cozinhar – “kochen” – sem ser no particípio. Por exemplo a frase “Naquele dia eu cozinhei” você pode encontrá-la da seguinte maneira: “An diesem Tag kochte ich.”
Além disso, a sintaxe e a posição de cada termo na frase também pode ser diferente do português. Continuamos com o exemplo “cozinhar”. Se você quer dizer ” Eu cozinhei arroz”, o termo arroz vai separar os dois verbos nessa frase, ficando dessa forma: “Ich habe reis gekocht”. Sim, o particípio vai sempre para o final da frase em uma frase principal. Na frase subordinada acontece algo semelhante, mas isso é um pouco demais para um post.
Os casos do alemão com suas declinações são meu pesadelo até hoje! Mas não por ser difícil e sim pela minha preguiça de pensar e decorar o gênero das palavras, que no alemão não é só dividido como masculino e feminino, eles ainda têm o neutro! Der, die, das respectivamente…
Outra curiosidade da língua alemã, é que todos os substantivos começam com letra maiúscula. As pessoas ainda me perguntam sempre como se dá conta de ler e falar as palavras gigantescas em alemão, mas com o tempo você nem as acha mais tão gigantescas, porque você se acostuma com elas. Além disso uma palavras gigantescas é na verdade a uniao de duas ou mais palavras. Sendo assim chá de frutas em alemão é Früchtetee. Simples assim🙂
Essa é uma pequena introdução ao que vocês vão ver na página que eu fiz sobre aprender alemão online. Clica aqui e divirta-se!

5 Respostas to “>Aprender Alemão Online. Links úteis para estudantes de alemão”

  1. Brazucas na Alemanha 30/11/2010 às 9:09 pm #

    >Olá,Blog adicionado ao Brazucas na Alemanha.Continue postando e viva a Alemanha e o Brasil!!!

  2. brunahagemann 30/11/2010 às 9:55 pm #

    >Olá!!!Obrigada pelo comentário, já estás adicionada! :-)Gostchei do teu blog!Bjim :-*

  3. Rogério Silva 06/12/2010 às 12:49 pm #

    >Só eu acho bizarro essa línga não ter gerúndio?! kkkkk…

  4. Milla 06/12/2010 às 1:09 pm #

    >É Rogério,as línguas eslavas conseguem ser ainda mais "bizarras". Mas essa é a vantaghem de se aprender outros idiomas, você passa a conviver com as diferencas já na sala de aula, com o tempo a gente vai se acostumando com elas, um bom comeco para aceitar o outro, a outra cultura…. Acho que se os países investisse na educacao e no ensino de outros idiomas e cultura, teríamos um mundo mais pacífico do que temos hoje.Obrigada pela observacao, esqueci de citar a falta de gerúndio la em cima hehehe

  5. Eder Carneiro 29/05/2014 às 6:00 pm #

    Tu és duma simpatia imensa. To gostando dessa página.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: