>Alemanha. Dúvidas e perguntas. Deixem aqui!

12 out

>Você mora ou quer morar na Alemanha? Viver em um outro país realmente não é a coisa a mais fácil do mundo, principalmente quando se tem que atravessar o oceano para chegar até lá. Então eu resolvi fazer esse post para quem mora, pensa em morar, estudar, ou apenas se interessa pela cultura.
Deixem suas dúvidas e perguntas aqui que eu vou tentar respondê-las através de posts.

Falando em posts, conversando com meus amigos e gente pela internet, tive algumas idéias que pretendo trazer para o blog assim que meus trabalhos na universidade derem uma trégua:

  1. Post com sites e dicas para quem quer aprender o melhorar o alemão. Quero separar por níveis, gramáticas, vocabulário etc
  2.  Post sobre cidades da Alemanha, curiosidades, diferenças entre leste e oeste…
  3. Post sobre os planos de saúde na alemanha. O que fazer, diferenças entre plano “público” e “privado”…
  4. Post sobre os bancos, tarifas pra estudantes…
  5. Post sobre companhias de celulares e segredos para se gastar menos telefonando
  6. o que mais vocês quiserem saber!🙂 É só deixar as perguntas aqui nesse post e eu vou fazer o possível para respondê-las em futuros posts.

Espero que posso ajudar vocês e não se intimidem em perguntar, não existe pergunta boba, existe respostas mal dada. Aprendi isso no curso de jornalismo no Brasil. Então, frag mich einfach!

PS: Participem da página do blog no Facebook 
PS2: mande um e-mail para alemanhaeinfach.gmail.com e conte a sua história e a sua visao sobre a Alemanha, mesmo que você tenha passado apenas alguns dias aqui de férias, conta pra gente o que você achou do país.

15 Respostas to “>Alemanha. Dúvidas e perguntas. Deixem aqui!”

  1. Fernanda Suguino 12/10/2010 às 10:15 am #

    >Eu passei aqui para dizer que eu ADORO esse blog. E digo mais, podem perguntar mesmo, porque a Camilla vai atrás e sempre traz a resposta para o que a gente pergunta! Eu já experimentei pessoalmente e funciona mesmo!AbraçosFernanda Suguino

  2. Milla 12/10/2010 às 10:24 am #

    >Oba! Werbung :)Obrigada Nanda, e pode perguntar mesmo gente, sempre que eu tenho uma folga eu vou atrás das respostas.

  3. marisa benjamim 25/10/2010 às 9:35 pm #

    >Adoro o teu blog, tenho pena de não ter ,muito tempo para ler com mais calma, mas vou espreitando de vez em quando. Beijinho Camilla, vou ficar atenta aos teus posts!

  4. Milla 27/10/2010 às 12:07 pm #

    >Obrigada pela motivação! Fico feliz de saber que nao tenho apenas brasileiros como leitores! beijinhos rapariga😉

  5. Suelene 31/10/2010 às 1:05 pm #

    >Pela primeira vez, hoje sentei especialmente para explorar literalmente seu Blog! Antes eu dava somente uma olhadinha rápida, mas desta vez pude ver como está mesmo bem interessante! Vou entao ser assídua, tanto para ler quanto para perguntar…rsrsr Bem, entao vamos lá… Outro dia, nao sei quem, nem onde… me disseram que a Alemanha ajuda estrangeiros voltarem para casa… Dizem que até passagem paga…rsrsr Dentro de poucos meses estará chegando a minha hora…a passagem será paga pela bolsa de doutorado, mas o excesso de bagagem nao…hihihi … por exemplo: livros, livros e mais livros, bem como algumas coisinhas que só aqui tem… e valeria a pena comprar…hehehe Salva essa Milla??? Bjs

  6. rafael 08/11/2010 às 9:52 pm #

    >te enviei um email. lê lá.

  7. Gabriela 20/11/2010 às 12:26 am #

    >Descobri seu blog pesquisando no Google, eu quero ir morar na Alemanha, meu namorado é alemão.. Mas realmente o idioma é o que mais me assusta.Gostaria muito de estudar germanistica aí, você pode dar dicas?beijosE parabéns pelo seu blog, muito caprichado.

  8. Milla 22/11/2010 às 1:00 pm #

    >Olá Gabriela, primeiramente obrigada pelo elogio. Em segundo lugar não tenha medo do idioma, ele não deve ser visto como uma barreira e sim como um caminho para um conhecimento mais amplo da cultura, além de ser através dele que você vai ter mais portas abertas. Para estudar na Alemanha, ou você já deve estar cursando algum curso no Brasil, caso contrário você precisa cursar o Studienkolleg aqui, que é um ano de preparção para que vocês faça uma prova chamada Abitur, que é a prova que todos os estudantes alemães fazem para entrar na Universidade. Não é nenhum bicho de sete cabeças, e é muito bom por te preparar para a vida na Universidade, o que um curso de idiomas geralmente não te oferece… Se tiver mais dúvidas pode escrever um e-mail para: alemanhaeinfach@gmail.com

  9. Anonymous 29/12/2010 às 2:45 am #

    >Oi,ahm, entao, eu estou dando uma pesquisada, pois pretendo ir pra alemanha em julho de 2011, pra aprender alemão e tava procurando por dicas sobre cursos baratos. fiquei sabendo que em alguns lugares existem cursos da lingua barato para extrangeiros..mas não consigo a informação mais precisa em canto nenhum, e como estou do outro lado do oceano fica um pouco dificil obter a info.Será que saberias me informar Camila?ou dar uma dica de onde procurar? Muito obrigada desde já!ah, e eoutra coisinha. é possivel trabalhar enquanto se estuda a lingua?meu email. ca_mafra@hotmail.comObrigada!Carol

  10. Mallu Cunha 31/01/2011 às 12:50 am #

    >Oi, boa noite!Bom, meu nome é Marilia e namoro um alemão há 3 anos. Estavamos numa dúvida cruel sobre quem se mudaria, ele ou eu, mas no fim decidimos que eu iria primeiro, viveriamos 5 anos lá e depois ele vinha, pois ele quer mesmo viver aqui. Inclusive eu já estou fazendo aulas de alemão na minha cidade e já fui visitá-lo. Até me arrisquei a falar alemão com os caixas do supermercado, vizinhos…foi uma delícia conseguir falar uma língua totalmente nova. Mas estamos com uma dúvida, meu namorado e eu, sobre casamento, pois não sabemos o que seria mais burocrático, nos casarmos aqui ou lá. Afinal, eu tenho uma família bem maior que a dele e ele disse que seria mais justo. Se alguém puder me responder por ter vivido a mesmo experiência ou mesmo se está por dentro do quesito casório, estarei aguardando.Abraços a todos.

  11. Milla 31/01/2011 às 7:52 am #

    >Oi Mallu, acho que a burocracia é quase a mesma. Pelo menos para você se casar na Alemanha você ja tem que chegar com um visto de casamento. No Brasil nao sei se seu namorado necessita de algo assim, mas sei que tem uma série de documentos que ele vai precisar, depois tem que traduzir tudo para alemao (tradutor juramentado) para que ele seja reconhecido na Alemanha. Informacoes mais profundas eu nao sei te dar, pois de vez em quando as leis mudam. Se alguém souber de algo, bitte schön🙂

  12. ana graff 19/02/2011 às 11:27 am #

    >Ola ,parabens pelo blog meu nome e Carla Freitas e vivo em Portugal ha dez entretanto pensamos seriamente em nos mudarmos para Alemanha ja que temos o BI portugues ,estou a tirar o curso de Radiologia por ca entao ainda esperamos um bocadinho.Seu blog me esclareceu sobre algumas duvidas porem ainda vou pesquisar mais acerca do estagio um beijinhno gde XAU !

  13. Anonymous 12/03/2011 às 11:37 pm #

    >Ola Milla, passei pelo Google e encontrei seu Bolg- me interessei, claro, rs!Entao no quesito casamento tenho quase as mesmas dúvidas, mas o consulado aqui em SP(mto mal humorado, rs) me respondeu que se eu apenas quiser casar la e nao morar, nao precisarei de visto de noiva, mas se for morar logo apos casada precisarei alem do visto, fazer uma prova na língua alemao. Nada dificil apenas o basicao mesmo, mas é a nova Lei desde ano passado. Pra se casar aqui tem a burocracia de enviar tudo pro consulado alemao, e em seguida traduzir com os tradutores juramentados e indicados por eles, e depois vao enviar esses documentos pro estado onde o entao marido vive, e aguardar uma resposta de quando sera liberada a entrada como casada e visto de residencia. Mesmo assim é obrigatorio a prova caso vá viver la.Espero ter ajudado, bjs!

  14. ricardofsilvafoto 22/11/2011 às 2:38 pm #

    Olá Camilla! Antes de mais muitos parabéns pelo Blog, é muito útil e informativo – de fato um ótimo serviço prestado. Chamo-me Ricardo e sou português. Encontrei o teu blog ao fazer uma pesquisa no Google sobre viver na Alemanha.
    A partir de Janeiro irei viver e trabalhar em Bergheim, na Renânia do Norte-Vestfália. Irei trabalhar numa empresa que é Espanhola e onde trabalha também o meu pai. Tenho muitas dúvidas e não sei se será possível ajudar-me com algumas delas🙂
    Uma das dúvidas é a aprendizagem da língua… Ouvi falar muito bem do instituto Goethe mas ao que sei os cursos são um pouco caros…existirá alternativa para ajudar a aprender alemão? O Inglês poderá levar-me longe, na Alemanha?
    O meu objectivo imediato em ir para a Alemanha é duplo. 1.º: trabalhar para juntar o suficiente para conseguir completar a minha formação de piloto comercial. 2.º: aprender alemão o mais rapidamente possível pois depois de terminar a minha formação (nos Estados Unidos) pretendo regressar à Alemanha e procurar emprego a nível da aviação.
    Havia muito mais para perguntar…mas não tão publicamente e também não quero tomar muito o teu tempo.
    Desde já o meu muito obrigado e parabéns!
    Ricardo.

  15. Ayecha Barbosa de Souza 05/11/2012 às 11:11 pm #

    Eu gostaria muito de poder passar um tempo na Alemanha num futuro um pouco distante, mas antecipadamente já procuro saber sobre a cultura alemã. Por isso gostaria de saber sobre o preconceito com imigrantes.

Deixe uma resposta

