>Marx e Engel de frente com a Alemanha Ocidental!

10 set

>

Eu, Marx e Engel.
A primeira vez que fui a Berlim foi em outubro de 2007. Como o tempo voa!

Eu sei que na época ainda estava “descobrindo” a Alemanha. Tudo era novidade, tudo era lindo. E como Jena é uma roça (que eu amo de paixão) eu ainda não entendia muitos das problemáticas alemãs como as entendo hoje.

Em Berlim, nessa primeira vez, conheci apenas a parte turística, o que a cidade oferece de mais lindo e melhor. Museus, cafés, casas de Cocktails (tem opção não alcólica) além desse próprio centro onde fica o Bradenburger Tor (acho que é Portão de Bradenburgo em português), o Bundestag (Parlamento) Kanzleramt (Sede da chancelaria)além de ir a Alexander Platz, onde fica aquela torre de TV gigantesca que é uma marca de Berlim, a Fernsehenturm.

Se você quiser desembolsar 10 euros apenas pra ver Berlim do ponto mais alto, então faça. Mas se for um pobre estudante (como a moça que lhes fala) que tem que optar entre comer ou subir na torre, então não suba, afinal apraça onde fica a torre tem uma fonte de água lindíssima, principalmente no verão, quando crianças e cachorros se refrescam nela (ECA!).

O visual alí embaixo e a Stimmung, a sensação, de estar dividindo aquele espaço com gente do mundo inteiro, inclusive alguns poucos alemães, é incrível. Sentar nos banquinhos e simplesmente sentir o ambiente geralmente não é coisa que turista brasileiro gosta muito de fazer, mas eu dou essa dica, tira uns 15 minutos só para ver o movimento, toma um sorvete se for verão, e curte. Tantos detalhes que você descobre e não teria visto se tivesse passado correndo pra dar tempo de ver “tudo”.
Pois é, mas eu era desse jeito, bem afobada. ueria ver tudo de Berlim, “beber” a cidade toda num “gole” só. Parece que eu tinha esquecido que ainda haviam muitas outras chances de ir a Berlim, já que eu moro aqui e sou casada com um alemão né? E nessa vibe de carpe diem, ao sair da Alexander Platz, passar pelo Rot Rathaus (prefeitura vermelha) cheguei a um parque. Lá eu vi duas estátuas. Reconheci primeiro Karl Marx, sentado e só depois então que vi o Friedrich Engel. 
Encontrar as estátuas dos personagens que povoaram meus livros de História, foi como se estivesse encontrando com os dois em pessoa. Fique tão emocionada que subi no monumento e tirei a foto que vocês estão vendo aqui.
Não sei se faria isso novamente, pois depois de um tempo na Alemanha acabei ficando muito cheia de não-me-toques, mas acho que não teve problema minha atitude, senão meu marido não ficaria com cara de nem-te-ligo! O fato é que agora as estátuas foram removidas de onde estavam por causa de obras e se encontram a 80m de distância do local original. Karl Marx e Friedrich Engel estão de frente para o ocidente, contemplando a vista do rio Spree. Há quem diga que Lênin se revirou no túmulo ao ouvir a notícia na rádio do além!
As estátuas de Karl Marx e Friedrich Engel foram construídas por Ludwig Engelhardt. Ele recebeu a missão da RDA (República Democrática da Alemanha, que por sua vez era a ditadura comunista, apesar do nome) em 1986 de honrar os escritores de “O Manifesto Comunista”.
Mesmo que o comunismo não exista na Alemanha desde de 1990, Karl Marx e Friedrich Engel são uma dos monumentos mais clicados por ano em Berlim. Os turistas não resistem em tirar uma foto no colo do pai do comunismo. É tanta gente subindo na estátua de bronze que os joelhos dele já estão até lustrosos. Como Engel está em pé, ele fica isolado da manifestação de afeto dos turistas (sorte a dele!).
PS: Assine o Feed do blog e receba a sua atualização pelo Browser. Ou então siga o Blog. Assim você não fica por fora de nada que acontece aqui!

2 Respostas to “>Marx e Engel de frente com a Alemanha Ocidental!”

  1. Kathleen 10/09/2010 às 10:15 pm #

    >In English, please!

  2. Milla 10/09/2010 às 10:22 pm #

    >sorry Kathleen, It's not possible at now, I've not so much time. But be sure, there is a project about to make this blog in english and portuguese. But like I said, now I can't😦

Deixe uma resposta

