>Clichês de uma lado e de outro…

1 jul

>

Eu acabei de ler essa matéria do O Globo, que fala sobre as declarações de Schweinsteiger, Philipp Lahm e Bierhoff. A crítica maior foi sobre Lahm colocar todos sul-americanos no mesmo saco.

Achei a matéria okay, realmente foi infeliz da parte dele chamar todo subcontinente de temperamental. Tudo bem que se trata de futebol, mas nossa seleção por exemplo eu a vejo bem serena. É claro  também que as críticas estavam direcionadas à Argentina, que segundo eles, na copa de 2006 se mostrou bem agressiva após a perda. Mas são apenas amenidades futebolísticas, não vejo a necessidade de fazer uma tempestade no copo dágua por causa disso, e vocês?? Nessa coisa de futebol as provocações estão sempre aí, se até o Dunga provocou a toda poderosa Globo…

Mas se esses três personagens da seleção alemã colocaram os sul americanos no mesmo saco, o mesmo erro cometem os leitores do jornal que julgaram, nos comentários dessa matéria ,os alemães de hoje pelo erro  de alemães do passado. Chamando  a seleção alemã de nazistas que mataram sei la quantos milhões de judeus, ou seleção que se acha a raça superior eles também colocam toda uma nação, mesmo 70 anos depois da Guerra, no mesmo saco.  Os jogadores alemães nem eram nascidos ainda! A nova geração alemã se distancia e muito da Alemanha conhecida nos livros de história. Além disso o que tem a ver uma partida de futebol com os alemães nazistas que viveram na decada de 1940?
Eu indico aqui um excelente livro sobre a geração pós guerra: O Leitor de Bernard Schlink. Ele mostra muito bem o desconforto nos lares alemães, afinal o seu pai, sua mãe, ou a mulher por quem você se apaixona poderia ter sido um(a) nazista. Schlink quebra muitos mitos com esse livro e não lhe dá uma fórmula pronta sobre o tema central da trama: ele leva o leitor à reflexão. Os crimes nazistas não tem desculpa, mas quem eram as pessoas que trabalhavam como guardas, vigias dos judeus? Por que elas foram parar lá? Cada caso é um caso, a história mostrada no livro é de uma mulher que por causa de um segredo e da vergonha foi parar como guarda num campo de concentração e depois para guardar seu segredo assumiu uma culpa que não lhe cabia.
Culpar alemães de hoje por crimes nazistas é cometer o mesmo erro que o Lahm cometeu ao falar dos sul americanos. Tanto ele que provocou quanto até mesmo os leitores que caíram na provocação deveriam se envergonhar dessa atitude. Às vezes parece que o acesso a informação que por exemplo a Internet nos concede não é suficiente para eliminar clichês e pré-conceitos sobre outros povos. Eu fico indignada tanto quando ao falar da Alemanha as pessoas já vem com o nazismo na ponta da língua, quando como ao falar do Brasil eles aqui vem falando de samba, carnaval e futebol! A Alemanha é muito mais que a segunda guerra e está muito além do muro como o título do blog diz, assim como o Brasil não vive só de carnaval e futebol o ano todo!
Por isso cada vez mais eu vejo a importância de se aprender mais idiomas, porque junto com o aprendizado da língua você aprende mais da cultura, abre sua mente para aceitar as diferenças e à aprender algo com elas.

Uma resposta to “>Clichês de uma lado e de outro…”

  1. T.S. Frank 05/07/2010 às 2:43 pm #

    >Olá, Mila!Obrigada por seguir o CQeSherlock.Sobre o post…Na verdade, eu não considero as declarações do Schweinsteiger tão infelizes assim. E acho que isso ficou provado com a histeria coletiva da Seleção Brasileira. Na verdade, quase todas as seleções sulamericanas tem esse problema: o sangue fervendo. E isso atrapalha tanto, por exemplo: Olimpíadas. O psicológico dos atletas influencia muito no resultado. A Alemanha tem um excelente time, e apesar das declarações sobre a Argentina, essa se mostrou uma boa perdedora: em nenhum momento agrediu o adversário. Ao contrário da nossa Seleção com a anta do Felipe Melo. :)Seguindo você. :)T.S. Frankwww.cafequenteesherlock.blogspot.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: