>Ensino Alemão. Parte 2

21 jun

>Continuando a falar sobre como funciona a educação na Alemanha, hoje vou tentar explicar sobre a Hauptschule e a Realschule. Na verdade surge aqui uma dificuldade de se estabelecer uma regra de como elas funcionam, porque as leis sobre educação são de responsabilidade dos governos estaduais, então cada estado tem autonomia de modificar o sistema de acordo com as suas necessidades. Na Alemanha de modo geral o estudo é obrigatório até a 8ª série. A partir daí continuar a estudar ou não é uma escolha dos alunos. Como já disse no post anterior é no final da Grundschule que os professores indicam qual tipo de ensino o aluno deve seguir de acordo com as características e “dons” dele.
Depois de fazer a prova da Hauptschule os alunos podem também escolher continuar com os estudos em um nível mais alto. Isso se dá através de provas de nivelamento, testes de conhecimento etc.

Hauptschule
A prova final da Haupschule acontece normalmente no nono ano escolar.
Esse tipo de escola trabalha com métodos muito práticos, voltados para que o aluno encontre qual o tipo de formação técnica que mais tem a ver com ele. Apesar dessa orientação prática, a formação científica não é deixada de lado. Em geral ela não se diferencia muito dos outros tipos de escolas, só mesmo na duração e também na ênfase na área chamada de Arbeitslehre, uma junção do estudo de economia, ensino técnico e economia doméstica (traduzido livremente do original Wirtschaft, Technik e Hauswirtschaft. Se tiverem uma tradução melhor podem deixar nos comentários). O incentivo à escolha da futura profissão é estimulado através de visitas à feiras de trabalho e profissões, visitas à empresas, palestras, além do assunto ser tratado em várias matérias.

Realschule
Esse tipo de ensino médio vai em geral até o décimo ano. Ele é mais aprofundado que o ensino da Hauptschule permitindo que os alunos que estudam nesse tipo de escola tenham a possibilidade de ter uma preparação profissional melhor que os alunos da Hauptschule. As matérias oferecidas são as ciências (física, química e biologia), ensino técnico e formação básica de ensino de sociedade, além de economia (também traduzido livremente do alemão Naturwissenschaft, Technik, Wirtschaft e gesellschaftliche Grundbildung). Aqui também é implementado em diversas matérias o foco na escolha da futura profissão. Após a prova da Realschule os alunos tem aqui a possibilidade de fazer a prova e continuar os estudos no Gymnasium.

Resumo
Esses dois tipos de escola são muito parecidos, se diferenciando em regra apenas pela duração. Em Berlim, por exemplo, não existe mais essa divisão de Haupt- e Realschule e sim uma Escola Integrada Secundária (Integrierte Sekundarschule). Sendo assim o ensino médio berlinense se divide apenas entre essa Escola Integrada Secundária e o Gymnasium.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: