>Momento cozinha – Como ter um requeijão selbst gemacht!

17 jun

>

Eu não sou nenhuma cozinheira de mão cheia, como se encontra por aí, mas se teve uma coisa que eu tive que aprender na marra na Alemanha foi cozinhar.
Acho que se eu morasse no Brasil eu nunca iria parar pra pensar em como se faz coxinha ou pastel, ou ainda pão de queijo. Isso a gente encontra a cada esquina no Brasil, então para que pensar em selbst gemacht, feito por você mesmo, se você pode simplesmente  ir atras de uma selbst gekauft, comprado por você mesmo? 😉
Pois é amigos, mas aqui na Kartoffellandia não tem dessas mordomias não! Ou você passa vontade ou você descobre como fazer as coisas selbst. Na ja, não é tão fácil né, se ainda levar em conta que muitos ingredientes necessários não se encontra com facilidade por aí, a não ser que você more em grandes centros. Eu mesma quando vou a uma cidade grande como Berlim, Munique ou Frankfurt, dou uma de sacoleira e compro todos os produtos brasileiros que vejo pela frente. Desde polvilho azedo, triguilho para Kibe, canjica de canjicão e canjiquinha pra fazer ensopados no inverno. Parece loucura né, quase vou a falência quando entro num brasilianischer Laden, numa loja brasileira.
Mas ontem eu fiz uma descoberta que mudou minha vida e vai mudar a vida de muita gente (oooo exagero haha), pelo menos de muita gente que gosta de requeijão. O legal da vida na Alemanha é isso, sempre tem algo a se descobrir. 
Aprendi a fazer Requeijão cremoso! Vocês não sabem como eu amo requeijão. Como foi minha primeira experiência, a consistência dele não ficou tão firme como a dos comprados em supermercado no Brasil, mas o gosto ficou o mesmo. Achei duas receitas e acabei precisando usar as duas. Vou passá-las pra vocês primeiramente e depois explico o que eu fiz.

A primeira receita vem do site Tudo Gostoso. Aí vai:
  • 250 ml de leite fervente
  • 600 g de ricota
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sobremesa de amido de milho
  • 4 colheres de sopa de creme de leite
  • Sal a gosto
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador durante 5 minutos
  2. Leve à geladeira em um pote com tampa por 12 horas
A segunda receita eu encontrei no Cybercook
250 gr de ricota
100 gr de margarina
1/2 copo(s) de leite fervente
quanto baste de sal

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em baixa rotação até formar uma massa cremosa e fina. Coloque em recipientes de boca larga e conserve em geladeira. 
Dicas:
A consistência do requeijão pode ser mudada conforme a quantidade de leite. 

Bom, agora minhas observações sobre essa aventura na cozinha.
Segui a segunda receita. A quantidade de leite que eu coloquei foi 100ml. Como meu liquidificador é um pequeno mixer que só tem duas rotações, sendo a primeira ja muito rápida, e a receita pede que bata em baixa rotação, pode ter sido esse o motivo do meu requeijão ter ficado um pouco mais mole. Pech gehabt! Para fazer o creme ficar mais consistente recorri à segunda receita e fervi um pouco de leite com maizena até ele endurecer e acrescentei. Melhorou a consistência, mas ainda não ficou na textura que eu queria. De qualquer forma deu pra matar a saudade. Da próxima vez vou bater na batedeira de bolo ao invés de bater no liquidificador e acrescentar o leite aos poucos para evitar que fique tão mole. Quanto ao sal, coloquei uma colher de chá rasa, acho que poderia ter sido um pouco menos. Mas no fim das contas, adorei ter requeijão para passar no pão de manha, e rende muito!
Você tem uma receita para nos passar, deixe aqui🙂
Tentou essa, deu certo? Deu errado? Conte TUDO pra gente!




2 Respostas to “>Momento cozinha – Como ter um requeijão selbst gemacht!”

  1. Elias Alves 17/06/2010 às 9:48 pm #

    >Ambas as receitas parecem deliciosas. É que gosto de tudo que seja proveniente do leite – além do próprio, é claro.

  2. Mel 22/11/2010 às 12:07 pm #

    >Eu sempre vi essas receitas de requeijao genérico mas nunca fiz. Descobri um requeijao falso que achei bem gostosinho pra quebrar um galho. Por sinal é o primeiro post do meu blog. :)To gostando do seu, vou adicionar nos meus favoritos.

Deixe uma resposta

