>Ensino alemão. Parte 1 – Heranças do feudalismo

11 jun

>

Hoje eu começo uma série de posts sobre Bildung in Deutschland – a educação na Alemanha. Aqui vai um breve histórico da educação alemã na Idade Média e a aparesentação da primeira etapa pela qual os alunos alemães atualmente passam: Grundschule – Ensino Fundamental.

Existem vários assuntos sobre os quais eu pretendo abordar aqui no blog, mas antes de fazê-los eu preciso esclarecer sobre como funciona o ensino alemão. Quando eu falo sobre herança do feudalismo eu não estou exagerando, os primórdios da educação alemã como vemos hoje tem raízes feudais sim, pois ela se desenvolveu a partir do século X com a educação em mosteiros que preparavam as crianças nobres para o clérico. As outras crianças que não estavam destinadas a seguir carreira religiosa tinham aula em casa, e aprendiam filosofia, latim, além de ética, política e claro religião. Com o surgimento das corporações de ofício o ensino passou a ser mais diversificado, sendo voltado no caso das corporações para o aprendizado de uma profissão. A ascenção da burguesia e a influência econômica que essa classe ganhou com o passar do tempo resultou na descentralização da educação somente para nobres e deu mais independência ao ensino com relação ao domínio da Igreja. A burguesia (do francês bourgeoisie) valorizava o conhecimento enquanto a nobreza valorizava o sobrenome e laços sanguíneos. Junto com todas essas mudanças, surgiu na Alemanha, como nós a conhecemos hoje, a primeira universidade em 1386, a universidade de Heidelberg, que além de ser a universidade mais antiga da Alemanha, está entre as mais antigas de toda Europa.
Mas porque toda essa introdução histórica? Eu sei, se você não é chegado em história, foi um sacrifício chegar até aqui (imagino o quanto de gente que desistiu pelo caminho haha). Mas acho essa pequena introdução importante para entender o resto que se segue.
A educação atualmente na Alemanha é dividida em quatro etapas: Grundschule, Hauptschule, Realschule e Gymnasium.
Nesse post vou falar da primeira que é a do Grundschule, Ensino Fundamental que varia de 4 a 6 anos dependendo do estado. No(s) primeiro(s) ano(s) da Grundschule a ênfase na nota é mínima quando não nula. Os alunos são mais analisados pelas capacidades de integração na turma, bom comportamento, capacidade de aprendizado etc.
Para quem sabe alemão, aqui vai um trecho da análise que eles fazem:

“Der Schüler hat im Verlauf seines ersten Schuljahres an Selbstvertrauen gewonnen und zeigt jetzt mehr Aufgeschlossenheit. Er ist ein ruhiger, sehr zurückhaltender Schüler, der auf sensible Ansprache positiv und lernwillig reagiert. Seine mündlichen Beiträge sind stets gut durchdacht. Er ist sehr aufmerksam und kann sehr gut zuhören. (…) Er kennt alle bisher erlernten Buchstaben. Er kann unbekannte Texte flüssig vorlesen. Er kann Wörter und Texte fehlerfrei abschreiben. Sein Schriftbild ist gegliedert und formklar. (…) Er ist immer höflich und hilfsbereit.”

Essa análise, que é uma forma de boletim, descreve as dificuldades que o aluno tem, as que foram superadas, as facilidades, além de uma descrição da personalidade do aluno.
No final da Grundschule, de acordo com as notas dos alunos, os professores recomendam qual tipo de ensino o aluno deve seguir. Aqui entra grande parte da discussão em torno dessa divisão. As opiniões em torno desse sistema são diversas por muitos acreditarem ser esse um sistema que discrimina minorias, como imigrantes, ou alunos dos quais os pais não tem uma formação acadêmica. Ou seja, um sistema elitista. Mas a recomendação não é um veredito. Os pais podem também bater o pé e ir contra a recomendação dos professores. Esse sistema varia ainda de estado para estado, pois a função de cuidar da escola na Alemanha é tarefa do estado e não do governo federal.
No próximo post vou falar sobre a Hauptschule e a Realschule.

Danke für die Aufmerksamkeit😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: