>Esculturas de Corpos

8 jun

>

Existe doido para tudo nesse mundo gente! O em questão é o médico alemão especialista em anatomia Gunther von Hagens.
Talvez o nome não lhe seja estranho, até porque já vi várias matérias no Brasil sobre ele. Resumidamente podemos dizer que ele é um escultor de cadáveres! Coisa mais macabra não?

Von Hagens estudou medicina na Universidade Friedrich-Schiller em Jena (a mesma onde eu estudo), depois de fazer seu Abitur num Abendkurs – curso noturno. Abitur é o exame final  que os estudantes fazem no último ano da escola. As notas serão a base usada pelas universidades na hora de aceitar um aluno. Ele é professor convidado de várias universidades no mundo inclusive da universidade de Nova Yorque na faculdade de medicina odontológica.
A técnica desenvolvida e patenteada por ele é inovadora por conseguir evitar que o corpo continue em decomposição através da plastificação com o uso de silicone. Ao mesmo tempo que ela traz grandes vantagens para o estudo da medicina e pesquisa anatômica, traz também consigo polêmicas e discussões de cunho ético e moral e claro também de cunho religioso. Muitos criticam o médico pela falta de clareza de onde vem os corpos. Von Hagens garante que os corpos são doações de famílias ou de pessoas que antes de morrer deixam claro seu desejo de serem “esculpidas”. Fica então o dito pelo não dito. Em entrevista para a Jena TV ele disse que qualquer um que quebra tabus é criticado pelo público e que as universidades devem estar abertas o suficiente para aceitar e apoiar esses avanços científicos. Mas o trabalho dele não se limita apenas em plastificar corpo de humanos como também corpo de animais. 

Com as esculturas de corpos de animais e humanos dele é possível reconhecer músculos, órgãos, ossos não apenas numa posição normal como também em determinados “movimentos” como quando praticamos esporte. Além disso ele também faz recortes transversais dos órgãos. Por mais polêmico que ele seja, não se pode ignorar o fato de que ele conseguiu ultrapssar a fronteira da arte e da ciência.

As exposições Körperwelten, ou Body Worlds em inglês, são feitas como exposições de arte mesmo, onde as peças podem até ser compradas. Porém somente instituições de medicina tem esse “privilégio”, pena né, quem nunca pensou em ter um cadáver enfeitando a sala?
Na Alemanha você pode visitar a exposição em Offenbach am Main até o dia 4 de julho.
O video abaixo foi feito pelo site Jena TV no ano passado quando ele voltou a unversidade onde estudou para dar uma palestra sobre seu trabalho. A universidade ficou lotada, quando eu soube que ele estava aqui já era tarde demais!

Foto do von Hagens: Turélio
Fotos da exposição: Plasmastik


PS: até hoje eu ainda não tive estômago pra visitar essa exposição!

4 Respostas to “>Esculturas de Corpos”

  1. Fabiana 17/06/2010 às 11:47 am #

    >Oi! estou adorando o blog!e.. abriu uma exposição na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo, sobre corpos, mas é de outro artista, Roy Glover. No site de turismo de SP dizia que uma mostra semelhante foi inaugurada em Berlim, em 2001. Não sei se refere ao Gunther von Hagens..de todo modo, são super interessantes! principalmente para os amantes de anatomia e os curiosos de plantão =p

  2. Raphael Andrade 15/07/2010 às 1:10 pm #

    >Um dia deste ouvi comentário sobre isso. Li uma matéria onde Lady Gaga queria usar estes corpos um um novo clip, não sei qual o medico que faria. Não sei qual seria minha opinião sobre isso O.oMas é muito estranho, apesar de ser muito interessante e valer a pena pesquisar.Abraços;.http://jovemandrade.blogspot.com

  3. Milla 16/08/2010 às 9:13 pm #

    >Ei Rafael, Bom da Lady gaga eu nao me surpreendo mais com nada!Mas nao deixa de ser mesmo curioso né…Obrigada pelo recado..

  4. Lindy Scher 13/01/2011 às 5:01 pm #

    >Acho tudo muito interessante considero esse Anatomista um cara visionário e muito inteligente.Isto com certeza vai fazer parte da nossa história.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: