>Viajar o máximo gastando o mínimo

5 jun

>

Quer viajar da maneira mais econômica e ainda não ter que pagar estadia? Então ligue Dja hahaha. Brincadeiras a parte, nesse post tem umas dicas que podem agradar principalmente mochileiros.
Apresento aqui de forma resumida as maneiras mais comuns de viajar dentro da Alemanha e Europa e ainda a maneira mais barata, para não dizer de graça, de se passar a noite na cidade que você deseja visitar.

A primeira é de trem. Essa é a possibilidade mais comum dentro da Alemanha, mas se não tomar cuidado a viagem pode ficar mais cara que devia. A segunda é de avião, comum entre Alemanha e outros países, é normal encontrar tarifas aéreas promocionais de 60 € ida e volta inclusos. A terceira maneira de se viajar pela Alemanha é de carro. Dessa forma você pode tanto alugar um carro como se inscrever no site Mitfahrgelegenheit (lê-se: Mit-far-gue-le-guen-rrait), que é um site de carona. Nesses sites, pessoas que estão indo para alguma cidade de carro colocam anúncio, de onde elas vão sair e por onde vão passar para que outras pessoas que precisem ir a algum desses destinos entrem em contato com elas. Mas o sistema não é gratuito e as pessoas cobram um valor simbólico para a gasolina, geralmente 5 € a cada 100 km de viagem. Brasileiros, desconfiados como são, principalmente as mulheres, ficam com um pé atrás com esse sistema no início, mas é um sistema comum aqui e que funciona muito bem!
Outra opção excelente para, principalmente, mochileiros é o CouchSurfing. É um site internacional, o nome vem mesmo de sofá, a idéia é que cada pessoa que se increve no site disponibilize o sofá de casa para que outra pessoa também possa passar a noite na sua casa. Mas não precisa ser só um sofá, pode ser um colchão, tem gente que até já tem um quarto em casa preparado só para couch surfing. Se vocês procurarem no site verão que já existem brasileiros inscritos lá, ou seja, até no Brasil já se é possível economizar com hotel através desse site! O legal do site também é que assim como em sites igual Mercado Livre, Amazon, Ebay, os inscritos no CouchSurfing recebem avaliações das “visitas”. Isso é bom por um lado por optimizar o serviço. Por outro lado se a pessoa que usar seu couch for um folgado de plantão e você chamar atenção dele, ele vai no site e acaba com sua avaliação. Uma  faca de dois gumes. A vantagem do Couchsurfing é que o “sofá” é gratuito, sendo mais vantajoso para mochileiros do que um albergue. Mas, assim como o Mitfahrgelegenheit, muita gente também desconfia desse sistema, principlamente mulheres. Eu mesma nunca usei o Couchsurfing, não por medo, mas por falta de oportunidade e não ficaria com medo de usar. Quase todos os meus amigos que já participaram do programa gostaram e muitos até fizeram amizade com os donos dos couches. O negócio é buscar bem, olhar as avaliações e aproveitar a oportunidade. Imaginem, passar a noite em Berlim, Munique, Hamburg… sem pagar nada por isso. É um privilégio não?
Aguardem mais posts com mais dicas de viagens pela Kartoffellândia!
Já usou o CouchSurfing ou o Mitfahrgelegenheit? Conhece mais alguma dica legal? Então conta pra gente através de um comentário.

Uma resposta to “>Viajar o máximo gastando o mínimo”

  1. iGiaaan 07/06/2010 às 2:17 am #

    >Bela dica, adorei! Talvez em faça CouchSurfing qualquer dia desses. UHAHAHAHUAHUHAH

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: