>Imprensa, imprensa que sai um presidente

3 jun

>


 A sede presidencial da Alemanha, o palácio Bellevue, continua vazia. Com as eleições marcadas para o dia 30 de junho, a imprensa alemã está na competição para ver quem da o palpite mais certeiro.
De especulação a especulação, grande parte da mídia acredita que a ministra do trabalho Ursula von der Leyen vai levar o cargo.Mas na contramão dos concorrentes colegas, o site Spiegel Online diz com toda certeza que a ministra não vai ser presidente!

A imprensa alemã em peso aposta no nome de Ursula von der Leyen para a nova presidenta da Alemanha. Como a Alemanha já tem uma mulher no cargo de chanceler, a eleição de von der Leyen seria então um marco na história política do país, que teria duas mulheres nos dois mais altos cargos executivos: além da chancelar, também uma presidente. Muitos jornais na televisão já até exibiram típicas imagens de corrida eleitoral com a ministra do trabalho brincando com crianças e em outros eventos importantes. Parece até que há uma torcida para que ela realmente seja eleita.Porém o Spiegel Online de hoje publicou uma matéria na qual eles afirmam categoricamente que o nome de von der Leyen só está em cotação no meio jornalístico.

Será um furo de jornalismo ou um blefe do jornal? De qualquer forma o Spiegel Online argumenta que fontes pertecentes ao círculo da coligação que compõe o governo alemão (CDU/CSU/FDP) garantem que Ursula não é a favorita como grande parte da imprensa alemã acredita. Há muita gente contra a candidatura da ministra dentro da coligação, como o governador de Niedersachsen Christian Wulff, que além de ser contra ainda se considera o melhor nome para representar a coligação para o cargo à presidência. Modesto ele né?
Mas o que isso traz de relevância para o leitor alemão (e você brasileiro também)? Nada. Ainda mais porque na Alemanha não existe voto direto para presidente como eu já expliquei aqui no blog. Falar sobre quem são os possíveis candidatos é só uma forma de despertar a curiosidade e o espírito especulativo que habita em cada um de nós (filosófica eu né?). Eu estava me recusando a falar sobre o assunto até agora, mas ao abrir o site do Spiegel Online e ver essa matéria sendo apresentada como quase um furo de reportagem, não resisti e tive que vir compartilhar com vocês. Imprensa é imprensa em qualquer lugar do mundo né?!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: