>Noite das Bruxas na Alemanha

1 jun

>

31 de outubro é dia das bruxas, richtig? Doch Falsch! O dia das bruxas, ou melhor a noite das bruxas é comemorada na Alemanha no dia 30 de abril! Estamos falando da festa Walpurgisnacht. Essa festa tem origem na antiguidade, quando no último dia de abril as pessoas subiam aos montes pra festejar o fim de abril e o início de maio com suas temperaturas mais elevadas e dios mais longos. Isso porque abril ainda é um mês com temperaturas relativamente instáveis, o que gerou até uma expressão: diz-se da pessoa com humor oscilante que ela tem humos como o tempo de abril, Aprilwetter. Eles brincam ainda “April, April, er weiß nicht was er will” ou seja, “abril, abril, ele não sabe o que quer”.
Os antepassados gemânicos ascendiam uma fogueira tipo a nossa de festa junina e todos reuniam e dançavam para demonstrar a alegria e também trazer sorte para a plantação. Li em algum lugar até na internet que os rapazes se masturbavam e passavam o sêmen em troncos e as moças se esfregavam nesses troncos depois. Ou entao que os jovens casais mantinham nessa noite relação sexual em campo aberto, o que simbolizava fertilidade. Cada cultura com sua crença né? Não sei se são informações verídicas, mas de qualquer forma as reuniões e danças ocorriam em volta da fogueira!
Depois da cristianização da Europa Ocidental é claro que a igreja católica não gostou nada disso e soltou a história que nesses dias as bruxas estavam soltas, que elas iam pras montanhas a espera de demônios e voavam com vassouras. Dessa forma ninguém deveria subir às montanhas nesses dias. Os rebeldes que se atreviam eram considerados bruxos e bruxas e eram perseguidos e/ou queimados na fogueira. Nãi apenas na regiao onde hoje é a Alemanha esse ritual era comum, assim como também na cultura celta. Mesmo com a perseguição da igreja católica, o fato é que essa festa sobreviveu ao tempo, claro de maneira alterada. O que se vê hoje na Walpurgisnacht é uma reunião de famílias nao necessariamente em locais mais altos, que de volta de uma fogueira cantam, recitam poemas, todos com temática fim de abril, início de maio e primavera. Eu já participei de uma festa e foi lindo. Como eu moro na região oriental, eles ainda trazem a cultura musical que era bem forte da alemanha comunista, então as músicas cantadas por pais, mães e avós chegavam aos ouvidos como um som sublime, de tão bem que eles cantavam! Como todo e qualquer feriado ou festividade na Alemanha, o Walpurgisnacht é hoje apenas mais uma desculpa para a família se reunir…

Uma resposta to “>Noite das Bruxas na Alemanha”

  1. nicole, michele, karen e carol 11/10/2011 às 11:35 am #

    legal mt show a loka lok
    a

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: