>Eleição para o próximo presidente da Alemanha

1 jun

>

Com a renúncia do presidente Horst Köhler a Alemanha o presidente do Senado enviou já uma carta ao órgão responsável pela escolha do novo presidente. Esse órgão é formado pelo que seriam deputados e senadores no Brasil.
Na Alemanha as eleições ocorrem de maneira diferente tanto do Brasil como dos Estados Unidos.

Os eleitores não votam diretamente para presidente. Eles escolhem os partiddos e parlamentares. Alguns desses parlamentares, junto com deputados, irão formar um órgão que escolherá o presidente. Quando o presidente for escolhido, ele então indica o chanceler ou a chanceler, e sua indicação será votada entre os parlamentares.Complicado né gente? Mas é provável que um presidente da coligação CSU/CDU/FDP seja eleito, afinal eles são maioria no parlamento como vocês podem ver na tabela abaixo:
Segundo ainda o site Spiegel Online, A atual chanceler Angela Merkel pediu que o presidente pensasse mais antes de tomar a decisão, mas não teve jeito. o motivo da renúncia do presidente foi uma recente polêmica envolvendo uma afirmação do presidente que a Alemanha deve defender seus interesses internacionais, defendendo dessa forma as tropas alemãs no Afeganistão. A crítica não perdoou o presidente que resolveu abrir mão do cargo.

Mesmo após a renúncio o presidente continua sendo alvo de críticas da oposição. O presidente do partido verde die Grüne diz que crítica faz parte do processo democrático e quem se expõe na vida pública deve estar preparado para as críticas. Já o presidente do partido da esquerda acredita que a renúncia aprofunda a atual crise pela qual o governo alemão passa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: