>Apresentando a Alemanha

1 jun

>

Comecemos a apresentar a Alemanha de forma bem básica, tipo aula de geografia na escola🙂
 O nome oficial da Alemanha é Bundesrepublik Deutschland (BRD), o que seria República Federativa da Alemanha. Eu concordo que esse Bund (depois falam que só os brasileiros só pensam em bund… neh) não soa muito bem, mas ok, o país é deles e eles colocam o nome que quiserem, viu, sem preconceitos pessoal!!
A Bund…quer dizer, a Alemanha está no meio da Europa.
O país faz fronteira ao Norte com a Dinamarca e o mar do Norte, a Leste com Polônia e República Tcheca, ao sul com Suíça e Áustria e ao oeste com França, Luxemburgo, Bélgica e Holanda (fala sério, são privilegiados né?!)
O país, territorialmente falando, é pequeno, com 356 970 m², com 82,43 milhões de habitantes e a capital, como todo mundo sabe é Berlin. O interessante, que talvez eu até tenha aprendido no Brasil, mas passou batido, é que na época em que a Alemanha ficou dividida, Berlin foi a Capital da DDR (Deutsche Demokratische Republik ou República Democrática da Alemanha) apesar do nome, DDR era a parte soviética e não tinha nada de democracia. Na Alemanha capitalista, a capital não era Berlin e sim a cidade Bonn. Ou seja, Berlin não era a capital da Alemanha atual!!!! 
Só depois da unificação é que Berlin voltou a ser a capital das duas alemanhas, mas isso é só cena dos próximos capítulos, depois eu falo melhor sobre isso.
Os rios mais importantes que cortam a Alemanha são:
Reno, Danúbio e o Elba.
Pra falar a verdade, tem outros que eles consideram muito importantes também, como o Main, Spree, Oder e Weser, mas não sei o nome desses rios em português, dei uma pesquisada mas não encontrei, se alguém achar e quiser contribuir, a vontade!!
 Em matéria de relevo, o Norte da Alemanha é bem plano, o centro (que é onde eu moro mais ou menos) já tem alguns morros que eles chamam de montanhas médias, mas é no Sul que se pode ver as regiões montanhosas, já que é onde os Alpes cortam a Alemanha. Mesmo assim, o ponto mais alto da Alemanha é Zugspitze, com 2.962 metros, que é ainda menor que o Pico da Neblina que tem, como se descobriu em 2004, 2.993,8 metros, como publicou o jornal Folha de São Paulo em 14 de setembro do mesmo ano.
A maior ilha da Alemanha é Rügen possui 926 km² e fica no mar do leste.
A maior cidade da Alemanha é Berlin com 3,4 milhões de habitantes e uma superfície de 891,41 km².
 A cidade mais antiga é Trier, fundada em 30 a.C.
O maior lago é o lago Constança, uma parte dele está na Suíça e Áustria também.
 Não esquecendo de detalhes que valem a pena saber, como sobre a Floresta da Turíngia que é muito conhecida e na minha opinião uma das regiões verdes mais bonitas da Alemanha e a Floresta Negra, que é na verdade uma região de montanhas, o pico mais alto é Feldberg que atinge 1.493 metros. Ela é atravessada pela linha divisória de águas do Oceano Atlântico e Mar Negro.
Só uma observação pessoal, ao contrário do que muita gente pensa, a Alemanha não tem um visual altamente urbano, mesmo em grandes cidades você pode perceber o quanto o verde das florestas fazem parte do visual das cidades alemãs, foi algo que relamente me chamou atenção aqui. As pessoas têm mania de construir casas no meio do mato! Mas acho que só porque eles não correm o risco de ter cobras, ou uma aranhas caranguejeiras entrando na casa deles o tempo todo. Só pra ter uma idéia, 51% do território alemão é de área rural, 30% é de floresta 7% de área urbana e 6% do território e ocupado por rios. Interessante né? Como será no Brasil? Vou dar uma pesquisada qualquer hora.
Até a próxima, ou como em Alemão, “Bis dann”!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: