>Dicas e Curiosidades

6 jan

>Aqui vão algumas dicas para o pessoal que está vindo ou pretendendo vir para alemanha assim pra quem ta a pouco tempo aqui, e pode ter certeza essas dicas aqui podem até salvar o seu bolso de algumas boas multas, e também algumas curiosidades sobre a cultura alemã.

  • Respeite o sinal de pedestre! É proibido atravessar a rua quando o sinal de pedestres estiver vermelho. Se algum guarda ver ele te multa, isso mesmo, multa pra pedestres, e essa varia de cidade pra cidade, se não em engano em Kassel a multa é de 25 euros, portanto muita atenção!!!
  • A multa para pedestres é possível pois todo mundo, pelo menos quem mora de forma legal no país, é registrado em alguma cidade. Ou seja, com seus dados, nome, sobrenome, numero do passaporte ou da identidade eles são capazes de descobrir onde você mora e manda a multa para sua casa. Muitos Alemães principalmente em cidades grande só respeitam o sinal quando há crianças por pert para dar exemplo, fora isso, preste mais atenção mesmo só quando for atravessar o sinal em uma cidade menor, as chances de encontrar um policial sem mais nada o que fazer da vida é maior🙂
  • Falando em sinal, as bicicletas aqui devem respeitar as leis de trânsito como os carros. Portanto é obrigatório parar no sinal vermelho sim!!! Nem sempre você vai encontrar ciclovia por aqui quando isso acontecer você deve andar no meio dos carros, a não ser que tenha uma calçada muito grande e placas permitindo a passagem de bicicletas ali. Além disso quando você estiver em uma ciclovia ou calçada e for atravessar a rua com a bicicleta cuidado. Como já disse ali em cima, respeite o sinal dos pedestres, só atravesse quando o sinal de pedestres estiver verde. E mais: se no sinal não tiver o desenho de uma bicicleta, você não pode atravessar andando de bicicleta, você deve descer da bicicleta e depois que atravessar subir de novo. É claro que quase ninguém respeita essa ultima lei de descer da bicicleta, mas se um guarda pega… Uma amiga minha quase teve que pagar uma multa de 100 euros por ter feito isso, ela tinha acabado de chegar na Alemanha, realmente não sabia disso e o guarda deu um desconto, mas nem sempre eles são tão amigáveis. O fato aconteceu em Jena, a cidade é um ovo hehe

  • Você não precisa dar sinal com a mão para o ônibus ou o bonde passar, eles param se eles veem alguém no ponto. Os brasileiros adoram sacanear os recém chegados aqui mandando-os fazer isso, que maldade!!
  • Quando você entrar no ônibus ou no bonde ou metrô também (tinha esquecido do metrô porque eu moro na roça e aqui não tem hehehe) você não vai encontrar nenhum cobrador, o que você pode encontrar é um pessoal lá que vai querer ver seu bilhete e se você não estiver com seu bilhete (vale também carteirinha de estudante pra quem estuda numa faculdade ou universidade daquela cidade e/ou região, carteirinha internacional de estudante não vale!!!) pasme!!!! Multa de 40 euros (ou mais dependendo da cidade)! Além da humilhação porque eles não são nada freundlich (amigáveis). Você então deve estar se perguntando (ou talvez não) como comprar o bilhete para onibus trem etc. Aí depende de onde você estiver, se você não encontrar nenhuma maquininha pra comprar seu bilhete antes de embarcar, sem problemas, você pode comprar (e deve) nas maquininhas que tem em quase todo meio de transporte ok?Mas no trem geralmente você ja deve ter o seu bilhete ao embarcar. Em trens regionais é possível ainda comprar a passagem depois de ter embarcado..
  • Em Berlim, se você não tem um bilhete para o mês, ou um bilhete de turista para a semana, então você compra com o motorista. Fiquem ligados se é “Kurztrecke”, geramente até 4 estações ou “Langstreck” quando é mais. Além disso não esqueçam das Zonas, que dependendo da Cidade vai de A até D ou mais… Quanto mais zonas você tiver que atravessar, logicamente mais cara vai ficar sua passagem.
  • Falando em Berlin, mas ampliando para grandes cidades eu recomendo um bilhete de transporte pra uma semana ou coisa assim, há várias possibilidades, tem o welcome card que dá direito a museus também, mas esse não vale muito a pena, é melhor comprar um só pra andar ela cidade. Há Tickets diferenciados, para grupo, para quem tiver sozinho. Para museus você pode comprar um 3-Tage-Ticket, no qual você pode visitar cerca de mais de 50 museus por três dias! (em Berlim)! (os principais, mas infelizmente você não vai dar conta de ir em 50 museus em três dias, pelo menos não vai aproveitar o suficiente se você fizer isso)!!! O preço desse Ticket varia se você é estudante ou não. Se não me engano, para estudante custa cerca de 7 euros.
  • Cachorros são permitidos em: ônibus, trem, metrô e restaurantes. Não, você não leu errado, restaurantes sim!!! Nojento né?! Mas em supermercados e bibliotecas o melhor amigo dos homens tem que ficar de fora (não sei se eles tem que ficar de fora desses lugares em todas as cidades. Até hoje em todas cidades que visitei, de orientais a ocidentais eu vi cachorros em restaurantes, mas no caso de dúvida é melhor ver se no local háalguma placa dando informação se pode ou não entrar com o animal.
  • Se você estiver na Alemanha em pleno verão e for passear em um parque ou lago ou até mesmo praia, não se assuste! Os alemães tiram a roupa com vontade. Às vezes existem placas avisando que a partir de certo ponto as pessoas podem ficar nuas, mas eu vejo gente nua pra tudo quanto é lado quando o sol aparece. E o que mais me chama a atenção é que eles fazem isso numa simplicidade como se nada estivessem acontecendo. Eu não vejo maldade. Ninguém fica olhando pras partes íntimas de ninguém! Tá, nós estrangeiros chocados com toda essa cultura do corpo livre (em alemão: FKK-Frei Körper Kultur) olhamos horrorizados! Mas morando aqui esse susto passa logo, a gente só não consegue tirar a roupa (eu pelo menos não). E olha que nós é que somos o país do carnaval hein!
  • O FKK também vale para saunas.

Sempre que eu me lembrar de alguma coisa interessante eu volto aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: