>Canais de TV na Alemanha

8 dez

>

Na Alemanha os canais de TV são um pouco diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Aqui se tem os canais públicos e os canais comerciais (iniciativa privada). Os canais comerciais não são canais de TV paga como no Brasil. Mas deixa eu começar do começo porque é tudo tão complicado de explicar que eu até me perco!
Canais públicos
ARD, ZDF, 3Sat e Das Erste
Os canais públicos da Alemanha, pelo menos os mais conhecidos, são ARD, ZDF, Das Erste, 3Sat. A Deutsche Welle também é um canal público, mas ela é um braço da ARD, com uma função de apresentar a cultura e o idioma alemão para outros países, por isso muitas vezes ela é amis conhecida por estrangeiros do que pelos próprios alemães. Eu havia lido há muito tempo que ela havia sido criada na época do nazismo e por isso teria perdido o prestígio na Alemanha, mas não é verdade, ela foi criada como um programa de rádio da ARD e cresceu se tornando a empresa que é hoje, atuando inclusive como agência de notícias, tipo a BBC.
Taxas de telecomunicação
Esses canais públicos são em grande parte pagos pelo estado. Além dos impostos que se paga normalmente, existe uma taxa especial de telecomunicações, A GEZ (Gebühreneinziehungzentrale). Qualquer pessoa que tem um aparelho, seja do radinho a pilha até um computador ou celular que receba rádio, tv ou tenha acesso a internet, deve pagar essa taxa de recepção. De tempo em tempo o órgão responsável pela cobrança da tarifa manda uma carta para as pessoas, se ela não for respondida então eles enviam uma espécie de fiscais para ver se a pessoa tem algum desses aparelhos em casa, sobre o qual ela deva pagar a taxa. Mas as pessoas tem também o direito de não abrir a sua porta para os fiscais. Sendo assim muita gente usa esses serviços escondido. Internet, TV Digital e algumas TV’s a cabo que você liga no PC, são as maneiras mais fáceis de burlar a fiscalização por ser independente de um contrato. Você compra o aparelho e pornto, funciona.
Para ter TV a cabo ou TV digital na Alemanha você não tem que pagar necessariamente uma  mensalidade. Você compra uma peça e liga no computador. A quantidade de canais é geralmente menor do que se você contratar os serviços de uma empresa de satélite por exemplo, mas já é suficiente para ter os principais canais a disposição. 
Não é em todos os lugares que esses serviços estão disponíveis, na maioria sim, mas se você mora em regiões mais distantes do centro da cidade então você pode ter dificuldade de recepção.
Essa taxa é paga não apenas para cobrir os gastos com as transmissões, como também para o investimento em pesquisa e consequentemente para financiar a tentativa de manter a qualidade da TV pública. Como muita gente não paga então estabeleceu-se que, se não me engano, a partir de 2012 todo mundo vai ser obrigado a pagar a taxa. Atualmente o valor é 5 euros por m~es para rádio e 17 euros por mês para TV. No futuro o valor vai ser reduzido para 11 euros, não importando se você assiste TV ou não.
Alguns canais públicos tem apostado numa programação mais próxima aos canais comerciais, como o caso do canal ZDF. Muita gente acha um absurdo que eles tenham que pagar para que programas sensasionalistas como o famoso “Wetten dass…?” sejam produzidos. Por outro lado o canal afirma que precisa estar à altura da concorrência. Mas a função dos canais públicos não é concorrer com os canais comerciais, e sim prezar para que conteúdo de qualidade seja produzido. Infelizmente essa realidade anda distante de muitos programas.
Canais comerciais
RTL, VOX, Sat.1 e Pro7
O primeiro canal comercial da Alemanha foi ao ar pela primeira vez em 1985, que surgiu deapós uma longa conversa entre governo e empresários da organização chamada Programmgesellschaft für Kabel- und Sateliterundfunk ( PKS), algo como Programa da sociedade para radiofusão de satélite e cabo. O primeiro canal comercial a ir ao ar foi o Sat.1. Hoje os canais mais conhecidos são Pro7, RTL, o próprio Sat.1 e o VOX.
Esses canais se mantêm através de propagandas, anúncios etc.
Canais de TV paga
Existem ainda os canais de tevê paga na Alemanha. Sei muito pouco sobre eles. Geralmente se você paga para ter transmissão satélite ou mesmo transmissão a cabo de alguma empresa você tem mais de canais a sua disposição, não apenas alemães, mas do mundo todo. Existem vários pacotes dos mais baratos ao mais caro natürlich, os mais caros trazem canais premiers com exibição de filmes ainda não disponíveis nas outras emissoras, além de transmissão de jogos e também conteúdo adulto.
Diferenças entre os canais
Como os canais públicos não dependem tanto da audiência, geralmente eles possuem uma qualidade maior que os canais pagos. O canal ARD por exemplo sempre mostra uma qualidade superior no seu jornalismo nas pesquisas das universidades alemães. O nível de sensasionalismo do canal é menor, apesar de também existir. Apesar do canal ser público a independência jornalística deve ser mantida, segundo as leis da Alemanha. Os canais privados geralmente sobrevivem de programas de entretenimento que cuidam para tentar trazer paz a uma família problemática, ou relação problemática, ou ainda renovando carros, casas e por aí vai. São neles,  que passam reality shows como o próprio Big Brother (RTL). Eu não sei dizer qual canal de TV na Alemanha que é mais assistido. Sei que ARD é bem quotado, isso não significa muita coisa, e o Pro7 e RTL são também bem conhecidos. Mas qual é o campeão de audiência, isso eu não sei e também não sei se isso é possível de saber, como acontece no Brasil. Alguém que mora por essas bandas saberia me dizer?
About these ads

2 Respostas to “>Canais de TV na Alemanha”

  1. Anonymous 08/12/2010 at 12:49 pm #

    >Eu assisto: ARD; ZDF, DAS ERSTE,ARTE, POENIX, N TV, N24 o resto acho uma merda!Cris

  2. Angela 09/12/2010 at 6:48 pm #

    >Olá Milla, eu quase nao assisto os canais daqui, apesar que é obrigatório pagar! Tenho Shype! A criançada adora! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.190 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: