>Como é morar na Alemanha?

14 ago

>

Silvia Honda em Dresden

Eu entrevistei Silvia Honda que morou cerca de 2 anos na Alemanha e passou por esse processo de adaptação cultural.  Até dica para fazer comida brasileira na Alemanha você encontra nessa entrevista. Confira!

Quando você veio para Alemanha e por quanto tempo ficou aqui?  Em qual cidade?


De novembro de 2006 a outubro de 2008. Morei em Jena que fica em Thüringen.

Trabalho, família, você deixou tudo para trás para acompanhar seu marido. Precisa de coragem né?!

Sim deixei tudo pra acompanhar o meu marido. Na minha opinião um casal não deve viver separados. Meu marido é a minha família também.

Como foi seu aprendizado de alemão? É um bicho de sete cabeças, ou dá para dominar o idioma?

Alemão é complicado mesmo, mas depende muito do seu esforço e/ou interesse. No meu caso não me esforcei muito. Eu não tinha como objetivo viver na Alemanha pra sempre, ou mesmo usar o alemão na minha vida profissional.

O curso de alemão que você fez era obrigatório ou por qual outro motivo você o fez?

Para mim não era obrigatório. Mas fiz pra poder me comunicar, pois acho importante falar (ou ao menos tentar) a lingua do País que vivemos mesmo que temporariamente.

Como foi seu contato com os alemães?

No geral alemães são reservados. Na Alemanha não se consegue amigos apenas caminhando na rua ou se fala com os vizinhos como no Brasil. Digamos que na Alemanha temos qualidade e não quantidade. Quando te conhecem são amigos de verdade.

Você acha que não saber o idioma é uma barreira para um contato maior com os alemães?

Com certeza. O inglês ajuda muito, principalmente no contato com os mais jovens. Eu não vi muito esforço da parte deles em entender alguém que não fala bem o alemão e/ou inglês.

Dos alemães que você conheceu, na sua opinião, qual imagem que eles têm do Brasil?

Os alemães que eu conheci já viajaram mais pelo Brasil do que eu :).

Qual imagem você tinha do povo alemão, ou da Alemanha em si, antes de vir para Alemanha?

Nunca havia me interessado pela Alemanha antes. Fiz uma pesquisa de opiniões sobre a Alemanha quando meu marido foi convidado a fazer o Pós-doc.

Sua visão de Alemanha mudou depois do período que você passou aqui? Qual imagem vem a sua mente quando você pensa na Alemanha hoje?

Não mudou, pois como disse antes não tinha opiniao pré-formada.

Me lembro muito do silêncio que é nas ruas, mesmo quando muitas pessoas estão passando; da limpeza e da pontualidade dos transportes coletivos.

Teve algum momento que deu vontade de jogar tudo por alto e voltar correndo pro Brasil?

Várias vezes.

Oque te fez superar esse momento?

Os amigos.

Qual é a pior parte de morar na Alemanha para um brasileiro?

Falar alemão. Brincadeiras a parte, eu senti muita falta de calor humano.

Qual é a melhor parte?

A pontualidade, limpeza, organização, reciclagem do lixo…

Como foi voltar ao Brasil depois desse período? Sua visão sobre “o brasileiro” mudou? Como você vê o brasileiro hoje?

Como toda pessoa que já morou em outro pais, sinto saudades da coisas boas. Muita gente diz que a volta é um choque coisa e tal, mas eu não penso assim, pois eu sabia muito bem o que me esperava aqui no Brasil.

Depois de voltar ao Brasil você usou o alemão novamente?

Não.

Você sente saudade da Alemanha? Voltaria a Alemanha por algum motivo?

Sinto muita saudades, assim como sinto muitas saudades do Japão, pois já morei la tb.

Sim, voltaria a passeio ou a trabalho se houver uma oportunidade melhor do a que temos aqui, porque não?

Aconselharia alguém a estudar ou trabalhar na Alemanha, ou ainda simplesmente aprender alemão?

Sim, toda experiência é válida.

Das cidades da Alemanha que você visitou qual você visitaria novamente?

Dresden.

Teve alguma cidade alemã que você não conheceu mas gostaria de conhecer?

Sim, Colônia

É possível fazer comida brasileira na Alemanha?

Com certeza! Temos até uma comunidade no Orkut  “cozinhar na Alemanha”  que oferece muitas dicas como substituições de ingrediente, onde encontrar, como fazer, etc.

Que dicas você daria para um brasileiro que está vindo para Alemanha?

Eu sempre digo: Na Alemanha faça como os Alemaes (menos a maneira de tomar banho kkkkkkkkkkkk)

e leia o blog da Camilla, “ALEMANHA MUITO ALÉM DO MURO

6 Respostas to “>Como é morar na Alemanha?”

  1. Vera Rodrigues-Rath 01/09/2010 at 10:52 am #

    >Camila, oi!!!Escrevo de Weesp, uma cidade na Holanda perto de Amsterdam, e adorei ler a entrevista com a Sílvia! As perguntas e respostas foram bem objetivas, gostei da abordagem!!!Escrevo agora de meu netbook e tenho imensa dificuldade com o tipo de teclado, daí ter que reduzir meus prolixos textos para umas poucas palavras!!!Obrigada pelo link pro meu blog, no último post eu só xingo o Banco do Brasil e escrevi uns tantos palavrões, mas… só assim pra desabafar… ahahahah… detonei o BB no google!!!Beijos, volto aqui!!! Amanhã estarei voando de volta pra Don!!!!Verinha Rath

  2. Anderson 05/09/2010 at 7:21 pm #

    >Eu não sou chique como vocês, escrevo de São Paulo mesmo, mas tenho que parabenizar pelo blog. O blog está muito bem distribuído, dá para ter uma boa visão dos posts anteriores. Enfim, está de parabéns. E quanto a entrevista acima, realmente, as perguntas foram muito bem feitas e as respostas focaram muito legais. Espero um dia ir até a Alemanha. Quem sabe você não aceita ser minha guia rs

  3. Angela 01/12/2010 at 7:11 am #

    >Olá Camilla, adorei a entrevista! Moro na Alemanha a quase 3 anos e ficarei para sempre por aqui! Adoro este país e viemos para cá, para dar uma melhor condiçao de vida e estudos para os nossos 3 filhos. Nao foi fácil no começo, mas agora, somo alemaes natos. Meu link é:http://www.alemanhaporquenao.com/Gostaria de colocar o seu link também no meu blog! Beijos e parabéns!

  4. Paulini 25/01/2012 at 11:13 am #

    Olá, estou fazendo planos para estudar na alemanha, a principio 6 meses. Gostaria de conversa com alguém sobre o país, tirar dúvidas e inseguranças hehe Será que poderiamos trocar e-mails? Qualquer coisa o meu é paulinioc@gmail.com

    De qualquer forma obrigada, seu blog vai meu ajudar! ;)

  5. Lorena 26/01/2012 at 11:02 am #

    Curti o post:)

  6. Mariana Pe-curto Amaro 15/03/2012 at 6:59 pm #

    Irei brevememente morar na Alemanha espero adaptar-me bem fa-co a pensar num futuro melhor tanto para mim como para os dois filhos que tenho e a pensar neleles que tomei esta decisão

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.191 outros seguidores

